Bit Responde especial: 5 jogos educativos para crianças e adolescentes aprenderem jogando

Rodrigo Pscheidt

12 de outubro de 2022

Embora os videogames nunca tenham perdido sua popularidade, é fato que muita gente ainda torce o nariz para eles. Muitos pais preocupam-se com o tempo que seus filhos gastam jogando, ou pensam que jogos eletrônicos se resumem à violência extrema. Mas a verdade é que existem bons jogos educativos capazes de ensinar muita coisa ao jogador.

publicidade

Fonte: Mojang/Reprodução

Pensando nisso, o Bit Responde aproveita o Dia das Crianças para trazer uma lista de jogos educativos para deixar os pais tranquilos.

Não estamos falando de jogos desenvolvidos para escolas, mas de jogos “de verdade”, para jogar no videogame, PC ou smartphone, que tem algo a ensinar para as crianças e adolescentes de forma lúdica.

Com os jogos dessa lista, pode ter certeza que seus filhos vão aprender ou exercitar a imaginação enquanto se divertem! Atenção: alguns jogos podem conter um pouco de violência por serem de ação, mas isso não tira a riqueza do aprendizado em outros aspectos, verifique a classificação indicativa.

publicidade

1. Minecraft

Essa talvez seja uma dica bem óbvia, mas isso não faz dela menos verdadeira. Minecraft é um verdadeiro parque de diversões virtual, onde à criançada pode criar praticamente qualquer coisa.

Utilizando ferramentas para coletar recursos (madeira, pedra, entre outros) que permitem construir coisas, o jogo valoriza a exploração e a criatividade do jogador. Existe até uma edição realmente educativa do jogo, a Minecraft: Education Edition.

Minecraft foi lançado há mais de 10 anos, mas ainda é insuperável no que diz respeito a oferecer liberdade ao jogador e estimular seu lado criativo de um jeito lúdico e divertido.

Minecraft está disponível para praticamente todas as plataformas: smartphones, PCs e consoles.

2. Dreams

Dreams não é exatame um jogo, mas uma ferramenta de criação de jogos. O jogo oferece diversas ferramentas para que o jogador possa dar asas à imaginação e criar seus próprios games.

O céu é o limite em Dreams. É possível criar jogos de corrida, tiro, aventura, RPG, e muito mais. E o mais legal é que os jogadores podem compartilhar suas criações com a comunidade, o que retroalimenta a plataforma com novos conteúdos.

Uma criança que cria seu jogo, não necessariamente vai querer trabalhar com isso no futuro. Mas, é fato que a experiência pode ser muito enriquecedora e, entre os jogos educativos da lista, este sem dúvida pode despertar a curiosidade para trabalhar com games, programação e modelagem 3D.

Dreams está disponível para PS4 e também pode ser jogado no PS5 via retrocompatibilidade.

3. Assassin’s Creed

Embora a série Assassin’s Creed não seja realmente formada por jogos educativos voltados para crianças, é fato que ela pode ensinar um bocado de história e geografia para os já não tão pequenos, pré-adolescentes.

Isso porque os jogos se ambientam em períodos históricos reais, como a Grécia antiga, e Revolução Francesa ou o Renascentismo Italiano. Além de recriações bastante fieis da época em si, o jogo ainda coloca figuras ilustres para interagir com o jogador, como Leonardo da Vinci, Benjamin Franklin e Napoleão Bonaparte.

Em jogos mais recentes da franquia, existe inclusive a possibilidade de deixar a história do jogo para lá e focar apenas na parte histórica. Com o modo Discovery Tour, o jogo vira um grande passeio por outras épocas, com informações e curiosidades sobre a vida e a cultura daquele tempo.

A franquia Assassin’s Creed possui mais de uma dezena de jogos, e está disponível para as principais plataformas (PCs e consoles).

4. Jogos educativos de simulação

Aqui não estamos falando de um jogo específico, mas de todo um nicho de “simulators” que surgiu e se popularizou nos últimos anos.

São jogos que recriam de maneira bastante rica e detalhada profissões e atividades reais. Em Farming Simulator, por exemplo, o jogador deve cuidar do solo, plantar, colher, vender sua produção e administrar uma fazenda.

Já em Car Mechanic Simulator, a ideia é consertar carros e administrar uma oficina, enquanto House Flipper dá ao jogador imóveis caindo aos pedaços que devem ser reformados. Há simuladores de cozinha, montagem de computadores, piloto de avião, caminhoneiro, e muito mais.

Os jogos de simulação são mais populares no PC, mas costumam estar disponíveis também para consoles.

5. Kerbal Space Program

Este também é praticamente um simulador, mas vai agradar especialmente às crianças que sonham ser cientistas, astronautas ou engenheiros aeroespaciais.

Em Kerbal Space Program, nosso trabalho é administrar uma agência de exploração espacial de um planeta alienígena (mais ou menos como a NASA). Da montagem dos foguetes ao cumprimento das missões, o jogador deve cuidar de tudo.

O que faz deste um destaque entre os jogos educativos é sua preocupação com o realismo. A física deve ser considerada na hora de construir um foguete, a quantidade de combustível deve bastar, e até o oxigênio dos astronautas deve ser calculado. A gravidade dos planetas influencia na trajetória dos foguetes.

Kerbal Space Program está disponível para PCs e consoles.

Estes são apenas alguns exemplos de jogos educativos que pais e filhos podem jogar juntos. Assim, cria-se não somente um tempo de qualidade para as famílias, mas as crianças acabam aprendendo algo enquanto se divertem.

Curtiu essas dicas? Então vá atrás desses jogos na sua plataforma favorita, sabendo que eles vão contribuir com a criatividade e a imaginação dos seus pequenos ou colocando conteúdo na cabeça do seu adolescente!

Com informações: Gameranx

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt