Elon Musk faz “dancinha” ao inaugurar fábrica bilionária da Tesla

Tesla entregou os primeiros carros elétricos Model Y no mesmo evento em que Elon Musk inaugura fábrica de 5 bilhões de euros. Os veículos já produzidos em sua nova fábrica marcam o aumento da capacidade de produção de veículos utilitários e esportivos elétricos da marca, durante um momento  de crise global onde os carros elétricos estão sendo cada vez mais valorizados.

publicidade
Elon Musk inaugura fábrica de 5 bilhões
Elon Musk inaugura fábrica de 5 bilhões
(Imagem: Reprodução / Tesla)

Temos que apoiar o progresso que está impulsionando novas tecnologias, porque é assim que conseguiremos novos empregos”, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, em comentários preparados para um discurso na instalação.

Este é o primeiro centro de fabricação europeu da empresa, e também o maior investimento em uma montadora alemã na história recente. O evento que aconteceu na terça-feira (22), foi tão marcante que teve direito até a uma dancinha de Musk.

publicidade

Elon Musk inaugura fábrica de 5 bilhões e aumenta a produção da Tesla

O principal ponto dessa nova fábrica é a rapidez com que a Tesla pode escalar a produção em meio aos problemas de suprimento que o mercado vem enfrentando, principalmente quando se fala de semicondutores e metais de bateria.

O início da produção é bom, mas a produção em volume é a parte mais difícil”, afirmou Musk, em outubro, enquanto o local ainda estava sendo construído. 

A meta da empresa é de que seja possível fabricar de 5 a 10 mil carros por semana até o fim deste ano  e a fábrica da Tesla em Gruenheide ainda possui outro papel fundamental para Musk.

Ela irá ajudar na captura do mercado de veículos elétricos da Europa, dominado pela Volkswagen com uma participação de 25%, um mercado em ascensão onde a Tesla pretende entrar com força, utilizando do seu “plano mestre”, no qual Musk afirmou que ainda está trabalhando, mas que, segundo ele, envolve “escalar para tamanho extremo”.

publicidade

Tesla se torna uma potência em produção e empregos

A Tesla já contratou mais de 3 mil trabalhadores, número que deve subir até atingir os 12 mil para o qual a fábrica foi projetada. Além disso, em conjunto com a central de baterias instalada ao seu lado, ela deverá se tornar o maior empregador do estado alemão de Brandemburgo.

No quesito produção, o complexo pretende produzir 500 mil carros por ano até 2025 e gerar 50 gigawatts-hora (GWh) de energia de baterias. 

Tais números, se atingidos, deverão colocar a empresa na frente dos dois mercados no país e talvez até na Europa.

Vale lembrar que a construção da fábrica foi assolada por inúmeros atrasos que em alguns casos levaram meses para serem resolvidos, incluindo ativistas que se opuseram à derrubada de árvores no local da construção, algo que pode atrapalhar em um futuro projeto de expansão.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar