Elon Musk pode ter usado método ilegal para comprar parte do Twitter

O homem mais rico do mundo surpreendeu o mundo na última segunda-feira quando foi revelado que ele havia adquirido uma participação de 9% no Twitter, tornando-o o maior acionista da empresa. Mas, de acordo com um relatório, parece que o CEO da Tesla, Elon Musk, infringiu a lei federal ao não informar à Securities and Exchange Commission (SEC) sobre sua compra. 

publicidade
Elon Musk infringiu a lei
Elon Musk pode entrar numa fria pela maneira que comprou as ações do Twitter (Imagem: Pixabay)

As leis do órgão determinam que Musk deveria ter alertado o mercado assim que o seu investimento no negócio de mídia social ultrapassou o nível de 5% das ações, um atraso que lhe rendeu um lucro de US $156 milhões.

Elon Musk infringiu a lei  propositalmente?

O investimento de Musk no Twitter atingiu 5% no dia 14 de março, mas os mercados não foram notificados de suas compras até a última segunda-feira. Isso quer dizer que Musk pode ter propositalmente mantido o preço das ações baixo ao não comunicar aos investidores, período no qual ele continuou a fazer aquisições na empresa.

publicidade

Assim que o CEO da SpaceX completou seus papéis de divulgação, o preço das ações do Twitter disparou em 30%. Então, em uma matemática rasa, os últimos 4% das ações que foram adquiridas pelo empresário estavam em um valor bem abaixo do que deveriam – dada a situação, podendo ser caracterizado como manipulação de mercado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Eu realmente não sei o que está passando pela cabeça dele (..) Ele era ignorante ou sabia estar violando a lei de valores mobiliários?”, comentou David Kass, professor de finanças da Universidade de Maryland.

Além disso, Musk também parece ter preenchido a documentação de maneira errada, dizendo no papel que seria um “investidor passivo”  (fala totalmente descaracterizada diante da sua nomeação à integrante do conselho administrativo da rede social).

publicidade

Especialistas indicam que a multa para essa atitude pode passar de centenas de milhares de dólares (não que isso seja um problema para o homem mais rico do mundo). Atualmente, o valor de mercado de Musk ultrapassa os US$ 280 bilhões.

Elon Musk na mira da SEC

Elon Musk já havia entrado em conflito com a SEC, principalmente por causa do tweet enganoso do magnata de 7 de agosto de 2018, no qual ele alegou ter garantido financiamento para tornar a Tesla privada em US$ 420 por ação, um preço que ele mais tarde alegou ser uma piada impressionar sua então namorada Grimes.

No mês passado, a SEC apresentou uma papelada no tribunal federal de Manhattan lembrando Musk de que ele era obrigado por um acordo a ter quaisquer tweets relevantes à sua propriedade da Tesla aprovados antes da publicação.

Durante os dois dias após as negociações do tweet, o preço das ações da Tesla caiu quase 16%.

publicidade

E você? Acha que Musk, o homem mais rico do mundo infringiu a lei propositalmente? Comenta aí a sua opinião!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar