O artista que quer expor obras de NFT na Lua até o fim do ano

Jeef Koons, artista especializado em esculturas e titular do recorde de obra de arte de artista vivo com maior valor leiloado, pretende enviar suas esculturas em NFT para a Lua. A previsão é para que o evento inusitado ocorra até o final deste ano. 

publicidade
Artista enviará esculturas à lua
Artista enviará esculturas à lua. (Imagem: Getty Images)

A iniciativa de Koons em enviar uma série de esculturas à luz faz parte de sua incursão inicial no universo dos tokens não-fungíveis, os NFTs. A série de obras de arte foi intitulada de: “Jeff Koons: Moon Phase.

O conjunto é composto por esculturas físicas que devem chegar à superfície da Lua em uma Nova-C Lunar Lander. 

publicidade

Segundo informações na Pace Gallery, a espaçonave foi projetada pela empresa espacial privada Intuitive Machines, que irá representar Koons.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vale destacar que as esculturas do artista norte-americano serão as primeiras obras de arte autorizadas a serem colocadas em território lunar e lá permanecerem para sempre. 

A ação foi confirmada pelo ex-astronauta e atual vice-presidente da Intuitive Machines, Jack Fischer, em comunicado oficial. Na oportunidade, Fischer completou dizendo que as esculturas serão transportadas para a maior planície da Lua, considerada uma espécie de ‘mar lunar’ denominado de Oceanus Procellarum.

publicidade

As obras de arte devem ser armazenadas em um minissatélite transparente. Ressaltando que, cada escultura contará com um NFT digital exclusivo que poderá ser visualizado através do Pace Verso, a plataforma da galeria.

Até o momento, ainda não há nenhuma informação a respeito dos designs que irão compor os NFTs, bem como as esculturas. Contudo, a previsão é para que as artes sejam reveladas nas próximas semanas. 

Esculturas de Koons batem recorde de cotação 

Conforme mencionado no início, a obra de arte de Jeff Koons bateu o recorde de preço leiloado, a US$ 91,1 milhões, o equivalente a R$ 432,5 milhões com base na atual cotação do dólar.

O recorde foi batido no ano de 2019 com a escultura “Coelho”, produzida com aço inoxidável compondo uma estrutura bastante semelhante a um brinquedo infantil. 

publicidade

Na ocasião, a peça foi adquirida durante o leilão da Christie’s pelo negociante de arte, Robert E. Mnuchin. Este é o preço mais alto que uma obra de arte já chegou a valer em um leilão, se tratando da criação feita por um artista vivo. 

Interesse em NFT

A demonstração inicial de interesse pelos NFTs surgiu em 2021, após decidir abandonar os representantes de longa data, Gagosian e David Zwirner, para trabalhar unicamente com a Pace no âmbito global em um universo selecionado.

Em setembro do ano passado, ele anunciou o investimento em uma coleção de NFTs prevista para ser lançada até o final de 2022.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar