Estará o brasileiro protegido das fake news? Twitter adiciona aba específica para combater as mentiras

Agora o eleitor poderá se informar sobre as eleições de 2022 por uma aba específica do Twitter. O objetivo da plataforma é liberar o eleitor das garras das fake news com parcerias, inclusive do próprio TSE. Que tal? 

publicidade
Twitter adiciona aba específica para Eleições 2022. (Imagem: Divulgação/Twitter)

Aba nova e Chatbot no Twitter

Quarta-feira (20), o Twitter liberou uma novidade: uma aba específica dedicada apenas às eleições brasileiras deste ano, com informações relevantes e confiáveis. 

Para ter acesso, é só entrar no “Explorar” (tanto na web quanto na versão do smartphone) e acessar a aba “Eleições 2022”.

publicidade

A iniciativa faz parte de uma série de ações que envolvem o pleito eleitoral deste ano, que também incluem uma etiqueta que sinaliza informações com teor enganoso, emojis exclusivos sobre o assunto e parceria com instituições como o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A parceria com o TSE será, principalmente, para tirar dúvidas dos internautas e eleitores. No Twitter, as eleições marcadas para 02 de outubro de 2022 (primeiro turno), já são a segunda corrida eleitoral mais comentada do microblog, perdendo apenas para a Colômbia que teve seu pleito decidido em junho passado.

A novidade da aba “Eleições 2022” traz conteúdos selecionados pela curadoria do Twitter, que tem por base a confiabilidade e a qualidade das informações divulgadas por ali. 

Segundo a plataforma, outros critérios importantes para a seleção das notícias são a imparcialidade e a precisão do conteúdo. 

publicidade

A seção também reúne espaço com discussões analíticas sobre as eleições, listas com contas que estudam e falam sobre o assunto, transmissões ao vivo de debates, notícias específicas do estado que o eleitor vive, além dos  momentos mais relevantes. 

Fake news sinalizada

Uma das principais medidas trazidas pelo Twitter é a seleção de notícias que contém informações duvidosas ou falsas.

Ao passar o mouse ou tocar sob a etiqueta mostrada, o eleitor será redirecionado ao “Moments“, para ter acesso às informações confiáveis e contextualizadas. 

O nome dado para este conjunto de tuítes é “Debunks Moments”, que serão o contraponto das notícias falsas, ou seja, trarão informações corretas sobre o assunto eleitoral e irão combater de forma direta a notícia mentirosa. 

publicidade

Além disso, o Twitter também irá disponibilizar o “Pré Debunks Moments”, sendo uma série de informações confiáveis visando esclarecer as opiniões enganosas mais comuns. 

Os Pré-Debunks também estarão na aba “Explorar”, na aba de “Tendências” e também na lupa de busca. 

O principal motivo para a criação destas ferramentas é que o usuário do microblog (como um eleitor) tenha acesso fácil a informações esclarecedoras e contra as fake news. 

O Twitter afirma que trabalha constantemente para diminuir o alcance de notícias enganosas.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

 

Veja mais ›
Fechar