Estudo com cachorros veganos traz descoberta surpreendente

Cachorros veganos têm menos problemas de saúde, é o que revela um novo levantamento. Dos 3.673 donos entrevistados, 10% dos cães e 3% dos gatos seguiram uma dieta vegetariana ou comiam apenas produtos à base de plantas, de acordo com um estudo da Universidade Massey na Nova Zelândia e Guelph, no Canadá.

publicidade
Cachorros veganos têm menos problemas de saúde, revela estudo
Cachorros veganos têm menos problemas de saúde, revela estudo. Imagem: Pixabay

Entre os veganos (quase 6%), 27% disseram servir apenas vegetais para seus animais de estimação. Isso reflete o processo de humanização dos animais, que agora são considerados membros da família.

Especialistas indicam que é possível desenvolver uma ração balanceada que atenda plenamente as necessidades do peludo, apenas com nutrição à base de plantas.

publicidade

Quais são as necessidades nutricionais de um cão?

As necessidades nutricionais do cão devem ser levadas muito a sério. Isso porque a dieta de um cão pobre em proteínas pode fazer com que ele entre em um processo chamado catabolismo, onde os nutrientes do próprio corpo são degradados para obter energia, inclusive do músculo cardíaco.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hoje, no entanto, os carnívoros que comem parcialmente são capazes de comer e digerir alimentos de outras fontes de proteína, além da carne. Isso explica, em partes, por que cachorros veganos têm menos problemas.

Portanto, se uma dieta vegana ou baseada em animais é oferecida aos cães, a consulta com um veterinário profissional é necessária para monitorar sua saúde geral.

publicidade

O que os especialistas dizem sobre cachorros veganos?

As opiniões entre os especialistas continuam amplamente divididas. Alguns são a favor, dizendo que os cães podem ser vegetarianos porque a adaptação a uma nova dieta passa pelo mesmo processo que os humanos.

Além disso, eles acreditam que alguns produtos lácteos e carnes podem causar alergias, e uma dieta vegana é uma alternativa para resolver esse problema e se manter saudável.

Por outro lado, também há veterinários que se opõem a essa ideia, pois na natureza, a seleção natural faz com que os cães optem por comer proteínas animais, como a carne, que são necessárias ao seu organismo.

Com uma dieta vegana, é impossível dizer que um cão obterá os nutrientes necessários, pois esse processo já é difícil de conseguir usando alimentos convencionais.

publicidade

Além disso, mesmo que cachorros veganos tenham menos problemas, ainda é importante lembrar que os cães são carnívoros, ao contrário dos humanos, que são onívoros. Para provar, basta observar as características anatômicas dos cães, como:

• O sistema musculoesquelético desenvolvido para captura;
• Trato gastrointestinal curto com microbiota e enzimas digestivas específicas;
• Órgãos sensoriais para detecção de presas;
• Dentes afiados para rasgar o tecido da presa.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar