Fim do Amazon Drive: confira o motivo para o encerramento do serviço da gigante das vendas

Depois de 11 anos de lançado, chegou o fim do Amazon Drive, serviço de armazenamento na nuvem da Amazon será encerrado no final do ano que vem. O anúncio foi feito na última sexta-feira, dia 29 de julho.

publicidade
Fim do Amazon Drive
Fim do Amazon Drive (Imagem: reprodução / Amazon)

Amazon anuncia o fim do Amazon Drive

Se você não conhece o serviço de armazenamento em nuvem da Amazon, ele tinha como proposta oferecer “armazenamento online seguro para fotos, vídeos e arquivos” para os seus clientes gratuitamente. Basicamente, uma espécie de Google Drive, ou Dropbox.

Os usuários têm 5 GB de espaço em nuvens para guardar seus arquivos, mas a partir do último dia de janeiro do próximo ano (2023), não será mais possível fazer o upload neles.

publicidade

Mesmo assim, a empresa afirmou que o Amazon Photos, outro serviço de armazenamento em nuvem voltado para imagens, não deve ser afetado pela mudança.

Comunicado

Segundo o comunicado, todas as instruções necessárias foram postadas neste link, com outras “perguntas frequentes”. Porém, já deixando claro, a empresa recomenda que os usuários façam o download dos seus arquivos imediatamente, utilizando a versão do aplicativo Amazon Photo para PC.

No mais, ao invés de ser encerrado, a empresa comunica a suspensão do serviço em prol do desenvolvimento do Amazon Photos. Fotos são os tipos de arquivos mais usados e armazenados no Amazon Drive.

Continuaremos a fornecer aos clientes a capacidade de fazer backup, compartilhar e organizar fotos e vídeos com segurança usando o Amazon Photos”, disse a empresa no comunicado.

publicidade

O acessar o Amazon Cloud Drive, uma mensagem ainda é mostrada no topo da página informando sobre o fim do serviço.

Imagem: Reprodução / Amazon

“A partir de 31 de dezembro de 2023, o Amazon Drive não será mais suportado.

IMPORTANTE: Como cliente da Amazon, suas fotos e vídeos no Amazon Drive também são salvos no Amazon Photos. A exclusão de fotos e vídeos do Amazon Drive resultará na exclusão do Amazon Photos. Visite nossa página de perguntas frequentes para obter ajuda adicional.”

O que usar agora

Mesmo com os uploads sendo encerrados no fim de janeiro, a plataforma ainda poderá ser acessada, tanto pelo computador quanto pelos dispositivos móveis, até o dia 31 de dezembro.

publicidade

Nessa data, o serviço será desativado de vez. Isso dá aos usuários quase 1 ano e meio (17 meses a partir de agora) para recuperar seus arquivos de forma segura e procurar outro serviço.

Mas como a empresa anunciou, você vai poder continuar usando o Amazon Photo para guardar suas imagens e vídeos. Caso isso não seja o suficiente, você pode partir para alternativas como o Google Drive, Dropbox e OneDrive.

Particularmente, eu sou um grande fã do Google Drive, o serviço de armazenamento em nuvem do Google que surgiu em 2012 e serve como local de armazenamento para qualquer tipo de arquivo. O melhor de tudo, sem a necessidade de instalar algum software complicado.

O Google Drive tem total integração com outros serviços do Google, como Docs e Gmail, então se você utiliza algum deles, é provável que você já possua acesso e nem saiba. Você pode acessar sua conta aqui!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar