Final Fantasy Remake: conheça os melhores títulos que voltaram para a nova geração

Rodrigo Pscheidt

23 de novembro de 2022

De uns tempos para cá, os remakes invadiram o mundo dos videogames. Grandes franquias ressurgiram e se reinventaram. É o caso de Final Fantasy remake, a série com mais de 30 anos de história, que segue lançando tanto jogos novos quanto releituras de títulos clássicos.

publicidade

Fonte: Square Enix/Reprodução

O Final Fantasy VII Remake, lançado em 2020, talvez seja o título mais impactante e celebrado. Mas, a Square Enix já revisitou outros capítulos da saga, trazendo jogos antigos para plataformas mais atuais.

Nesta lista, vamos falar não só de Final Fantasy remake, mas também de Final Fantasy remaster. Ou seja, jogos que não foram totalmente refeitos, mas remasterizados.

Qual a diferença entre remake e remaster?

Talvez seja bom explicar esse ponto, antes de qualquer coisa. Afinal, vimos tanto remakes quanto remasters chegando aos montes nos últimos tempos.

publicidade

Um remake é quando uma empresa recria um jogo. Pode manter a história, os personagens, tudo, mas ela realmente refaz o game, sem usar a estrutura do que havia antes.

O remaster, é basicamente uma atualização. O jogo original é “passado a limpo” por cima do conteúdo original. Os remasters geralmente permitem que games mais antigos possam ser apreciados em TVs modernas, de resolução superior.

Um remake pode ser extremamente fiel ao material original. Caso de The Last of Us Part I, por exemplo. Mas também pode mudar bastante coisa em termos de mecânicas, ou mesmo de roteiro. O Final Fantasy VII Remake é um bom exemplo. O que antes era um RPG por turnos virou um RPG de ação.

Já o remaster sempre vai ser fiel ao título original. Afinal, ainda é o mesmo jogo: a atualização se resume a questões estéticas e ao aspecto audiovisual do game.

Dito isso, Final Fantasy já trilhou ambos os caminhos. Temos Final Fantasy remake e Final Fantasy remaster em diversas plataformas. De fato, os primeiros 6 jogos da franquia foram relançados para iOs e Android, em versões chamadas “Pixel Remaster“, com seus sprites 2D atualizados.

1. Final Fantasy VII Remake

O primeiro jogo da franquia a realmente receber um remake completo foi Final Fantasy VII. E foi um baita remake: o jogo foi totalmente reimaginado, e mesmo sua história está recebendo uma repaginada.

O Final Fantasy VII Remake, aliás, foi só o primeiro passo de uma série que vai revisitar e expandir tudo o que foi visto no jogo original. Agora em dezembro, será lançado Crisis Core: Final Fantasy VII – Reunion, remasterização (a qual é quase um remake) de um jogo de PSP que servia como prelúdio à história de Cloud Strife.

E, não podemos esquecer de Final Fantasy VII Rebirth, a segunda parte deste Final Fantasy remake que pode (ou não) trazer grandes mudanças para a narrativa.

Os fãs estão divididos: alguns esperavam uma recriação fiel. Outros, estão curiosos para ver os possíveis novos rumos que a história vai tomar. Teremos que esperar até o final de 2023 para descobrir o que vem por aí.

2. Final Fantasy VIII Remastered

Final Fantasy VIII é um jogo controverso. Ele trouxe uma temática e uma estética muito diferentes ao que a série vinha apresentando. E essa mudança foi especialmente notável após dois jogos tão elogiados.

Com personagens mais realistas e uma história que mistura romance com ficção e fantasia Final Fantasy VIII foi um capítulo disruptivo da franquia, para o bem e para o mal.

Lançado originalmente em 1999 para o Playstation 1, seu visual envelheceu um bocado. Por isso, em 2019, a Square Enix relançou o jogo para as plataformas atuais, totalmente remasterizado.

3. Final Fantasy X/X2 HD Remaster

Final Fantasy X foi o primeiro jogo da série para o Playstation 2, e chegou com a grande responsabilidade de honrar o legado da série. E, sob muitos aspectos, foi bem-sucedido nesta missão.

A história de amor de Tidus e Yuna ganhou o coração dos fãs, e o jogo trazia os melhores gráficos da série até então. Claro que, de 2001 para cá, esse visual envelheceu um bocado… justificando o pacote remasterizado lançado em 2019 e também disponível para os consoles da nova geração.

Um detalhe curioso é que, se antes a franquia tinha ares de antologia, aqui temos a primeira sequência direta, que realmente continua uma história e mantém boa parte dos personagens. Não é um Final Fantasy remake completo, mas a coletânea Final Fantasy X/X2 HD Remaster é uma ótima oportunidade de novos fãs conhecerem estes títulos que marcaram época.

4. Final Fantasy XII – The Zodiac Age

Entre 2017 e 2019, tivemos o relançamento de Final Fantasy XII, título que levou a série novamente para um estilo menos futurista e mais fantasia medieval.

Ambientado no mesmo mundo do cultuado Final Fantasy Tactics, o jogo trazia uma trama bastante política, envolvendo tretas diplomáticas entre diferentes reinos. O sistema de combate trazido aqui foi inovador, e permeia até os jogos mais recentes.

Um detalhe interessante é que, apesar de não ser um Final Fantasy remake, aqui tivemos um remaster com conteúdo extra. O relançamento para plataformas atuais permitiu que conteúdo antes exclusivo da versão japonesa do game chegasse a outros países.

5. Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Final Fantasy XIV foi a segunda tentativa da Square Enix de transformar esta grande saga em um MMORPG (a primeira foi com Final Fantasy XI).

Originalmente lançado em 2010, o título teve um começo problemático, mas engrenou de vez em 2013, quando foi “relançado” com o conteúdo extra A Realm Reborn.

De lá para cá, o jogo segue recebendo conteúdo, teve seu recorde de jogadores ativos durante a pandemia e já está disponível para Playstation 5, com audiovisual atualizado. Em breve, deve chegar pela primeira vez aos consoles da família Xbox.

E é assim, entre remakes e remasters, que terminamos este passeio pelos jogos da saga Final Fantasy que estão disponíveis para a nova geração. Qual deles você já jogou?

Com informações: Final Fantasy Wiki

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt