Firefox 100: O que há de novo no navegador da Mozilla

Foi lançado nesta semana o Firefox 100, a nova versão do navegador da Mozilla que vem cheio de novidades. Este lançamento, que está sendo liberado para todas as versões do navegador, focou na melhoria de recursos de segurança e até mesmo reprodução de vídeo.

publicidade
Firefox 100
Nova versão do Firefox (Imagem: Reprodução / Mozilla)

De uma forma geral, essa atualização foi bem agressiva nos recursos de segurança e privacidade, inclusive o aplicativo móvel para Android agora passa a mudar automaticamente para o modo HTTPS, um protocolo mais seguro, sempre que possível.

Novidades da nova versão do Firefox 100

Um dos recursos que estreiam nesta versão (no momento apenas para desktop) é o suporte à legendas durante a exibição de vídeos no modo PIP (picture-in-picture). A ferramenta deve funcionar a princípio com o Amazon Prime Video, Netflix e YouTube, além de sites como o Twitter e a Coursera que utilizam  o formato WebVTT.

publicidade

A seleção automática do modo HTTPS nos celulares Android também é um destaque. O recurso vai mudar a sessão do navegador para o protocolo sempre que possível, garantindo mais segurança durante a navegação.

A partir de agora, ao instalar e abrir o navegador pela primeira vez, além de detectar o idioma nativo do sistema operacional, o navegador deve perguntar também em qual idioma o navegador deve ser utilizado.

Outra mudança voltada para a versão móvel foi a opção de organizar o seu histórico de navegação, disponível tanto no Android quanto no iOS.

Uma das maneiras que fazemos isso é agrupando itens do histórico pelo item original; por exemplo, se você estiver procurando por sapatos e viu vários modelos, você pode encontrá-los agrupados em uma pasta sob o termo de pesquisa”, diz a Mozilla.

publicidade
Novos recursos (Imagem: Mozilla)

Novidades menos chamativas

Uma série de novidades adicionais foram feitas para melhorar a experiência de navegação como um todo:

  • A opção de correção ortográfica agora suporta múltiplas línguas que podem ser configuradas no menu de textos;
  • Novas opções de papéis de parede também foram adicionadas nas versões móveis do navegador;
  • A sobreposição de vídeo está habilitada no Windows para GPUs Intel;
  • A versão para MAC agora suporta vídeos em HDR;
  • As barras de rolagem no Linux e no Windows 11 não vão mais ocupar um espaço por padrão. Isso pode ser configurado;
  • E por fim, o navegador agora passa a suportar a opção de preenchimento automático para cartões de crédito, e possivelmente outras formas de pagamento;

Além das novidades, o navegador também recebeu uma série de fixes relacionados a performance. A lista completa das mudanças pode ser encontrada aqui.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar