Formas de fazer upload de imagens para a internet [Simples e fácil]

Jaizon Carlos

10 de janeiro de 2023

Procurando a melhor maneira para fazer o backup de todas as suas fotos, mas não sabe nem por onde começar? Você veio ao lugar certo. Neste artigo eu vou te mostrar como é fácil fazer o upload de imagens na internet, seja para compartilhar com seus amigos e família ou para guardar em um lugar seguro.

publicidade
Formas de fazer upload de imagem para a internet [Simples e fácil] - Imagem: cottonbro studio no Pexels

Formas de fazer upload de imagem para a internet [Simples e fácil] – Imagem: cottonbro studio no Pexels

Por que fazer upload de imagens na internet?

Saber como colocar suas imagens online é uma habilidade essencial atualmente e existem vários motivos para isso. O mais comum é querer compartilhar suas fotos com amigos e parentes, mas você também pode querer apenas deixá-las guardadas em um lugar seguro e eliminar o risco de perdê-las devido a uma falha em um dos seus dispositivos.

Além de compartilhar e fazer backup, você pode estar procurando uma solução para usá-las de modo mais profissional, como criar um portfólio online — especialmente fotógrafos e artistas — ou publicar conteúdo para usar em blogs e sites.

Principais métodos para salvar fotos online

Dependendo do seu motivo para salvar as fotos online, existem diversos serviços que você pode escolher. Algumas pessoas vêm nas redes sociais as plataformas perfeitas para compartilhar algumas fotos com os amigos e familiares. Enquanto isso, outras preferem optar por serviços próprios para upload de imagens, que geralmente entregam mais recursos, como número maior de imagens por upload e interfaces mais simples.

publicidade

Redes sociais

Quando o assunto é rede social, a maioria delas — como o Facebook e o Instagram — permite que você compartilhe apenas algumas imagens por vez, mas vêm com o adicional de permitir que você marque pessoas nas publicações, para que elas sejam notificadas.

Abaixo você vai aprender como fazer isso no Instagram, mas o procedimento é parecido em outras plataformas. Você só precisa criar uma postagem e escolher as imagens que quer compartilhar.

Salvando fotos online com o Instagram:

  1. Para começar, você vai precisar que as imagens que você vai usar estejam no seu dispositivo;
  2. Agora é só acessar o Instagram no navegador ou pelo aplicativo;
  3. Clique no botão “+”, na parte de cima do aplicativo, para criar um post;
  4. Clique em selecionar vários para escolher até 10 fotos da sua galeria de uma vez e depois clique na setinha no canto superior direito para continuar;
  5. Faça edições se necessário e na próxima tela você vai ter a opção de criar legendas e marcar pessoas, além de adicionar um local;upload de imagens no Instagram
  6. Ao finalizar é só clicar no botão no canto superior direito e o Instagram já vai criar seu post.

Assim que finalizado o processo, você já vai poder ver a postagem na sua timeline. Caso tenha optado por não marcar as pessoas, agora é a hora de usar as próprias ferramentas do post para enviá-lo para quem quiser.

É só clicar nos três pontinhos no lado direito do post e escolher entre “Compartilhar”, “Link” ou “Publicar em outros apps…”. Opções que permitem que você compartilhe aquele post com outras pessoas.

compartilhando o post

Obviamente, você vai precisar criar uma conta para acessar o serviço e fazer as suas publicações, se já não tiver uma. Também vale mencionar que esse procedimento pode ser feito tanto no aplicativo mobile quanto na versão do Instagram para navegador, no PC.

Serviços de compartilhamento de imagem

Compartilhar inúmeras imagens nas redes sociais não é tão prático assim. Além de ter um limite pequeno para o número de fotos, você precisa realizar vários passos até que sua imagem esteja nos servidores da empresa.

Um jeito bem mais fácil é usar serviços especializados em hospedar imagens, como o flickr. Você só precisa ter um cadastro, que é gratuito, para acessar a plataforma e fazer o upload das imagens que quiser.

Compartilhando imagens no flickr:

  1. Acesse a página inicial do site e faça login (ou crie uma conta se ainda não tiver uma);
  2. Uma vez no painel, clique no botão de nuvem para iniciar um upload;flickr
  3. Agora é só arrastar as imagens e soltar aqui ou clicar no botão “Choose photos and videos to upload” para navegar até onde as imagens estão;escolhendo as imagens para fazer upload
  4. Como você pode ver, ele permite fazer o upload de até mil fotos ou vídeos, bem mais do que os 10 permitidos pelo Instagram;
  5. Após escolher as imagens, você pode até editar seus títulos e descrições. Uma vez finalizado é só clicar em “Upload photos” e não esqueça de adicionar elas a um álbum para ficar mais fácil de ver depois.editando

Uma vez que o site concluir o upload, você poderá ver os arquivos diretamente no seu perfil, na aba “Albums”, com o nome do álbum que você criou. Para compartilhar é só clicar na setinha e copiar o link, que vai permitir que qualquer pessoa possa acessar suas imagens.

4imagens na aba album link de compartilhamento

É importante notar que nesse serviço suas imagens ficam como públicas e qualquer um pode ver. Além dele, você pode usar plataformas como o Imgur, Imgbox, PostImage e várias outras.

Existem outras maneiras para fazer upload de imagens online?

Sim, você pode usar serviços em nuvem como o Dropbox ou Google Drive para fazer a hospedagem gratuita de suas imagens e depois compartilhar com quem você quiser. Uma vantagem de usar esses serviços é que, diferente do flickr, ninguém além de você e da pessoa com o link terão acesso às imagens.

O que fazer se minhas imagens estiverem no smartphone e eu quiser fazer o upload no PC?

Ambos os métodos mostrados acima funcionam tanto no computador quanto no celular, mas se você quiser mesmo, é possível passar as imagens do seu smartphone usando um cabo de dados, ou um serviço de transmissão wireless.

Fontes: wikiHow

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs há mais de 2 anos. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis. Para me manter atualizado, quando não estou escrevendo, gosto de pesquisar e aprender sobre as últimas tendências e desenvolvimentos relacionados com o setor, e, sempre que possível, explorar novas tecnologias e aplicativos.