Funções pouco conhecidas do Google Tradutor

O Google Tradutor é uma mão na roda para quem não tem o domínio ou, sequer, o conhecimento básico sobre uma língua estrangeira. Ele pode auxiliar nas mais diversas atividades, desde um exercício de escola/faculdade até uma viagem em outro país. 

publicidade
Funções pouco conhecidas do Google Tradutor
Funções pouco conhecidas do Google Tradutor. (Imagem: Mauricio Souza)

Porém, o que poucos sabem é que as funções do Google Tradutor vão muito além do simples indicativo de traduzir palavras, sentenças ou textos. Existem algumas alternativas pouco conhecidas pelos usuários desta ferramenta que, inclusive, está disponível em formato de aplicativo para celulares Android e iOS. 

Alguns exemplos são a possibilidade de traduzir textos a partir da câmera do celular ou inserir um balão flutuante à tela para traduzir termos específicos. Outros recursos ainda possibilitam o aprimoramento da ferramenta que hoje possui mais de 24 idiomas, incluindo a língua indígena, Guarani. Confira a seguir algumas funções escondidas do Google Tradutor.

publicidade

Uso da câmera no Google Tradutor

Embora algumas pessoas não saibam, existe a possibilidade de usar a câmera do celular para traduzir qualquer tipo de conteúdo pelo aplicativo em tempo real. Basta apontar a lente da câmera para algum objeto e, em seguida, o Google Tradutor detecta o texto e o idioma em que ele está escrito para então transcrevê-lo na língua de origem do usuário. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vale destacar que não são todos os idiomas que contam com essa funcionalidade. É o caso das línguas incluídas na plataforma recentemente, as quais funcionam para tradução somente em texto. De toda forma, o recurso pode ser bastante útil para os viajantes, pois facilita a leitura de placas informativas, cardápios de restaurantes e rótulos de produtos. 

Google Tradutor falado

Outra função bastante útil do aplicativo é a tradução por fala, mediante o uso do microfone do celular. Este é o recurso perfeito para quem precisa traduzir um texto em tempo real. Para isso, é só acessar a página inicial do aplicativo e clicar em “Conversa”. Na sequência, basta selecionar os dois idiomas que estão sendo falados e tocar sobre o ícone do microfone para começar. 

publicidade

Arquivamento de expressões no Google Tradutor

Em determinados idiomas o uso de expressões de linguagem são bastante comuns e, em alguns casos, são constantemente usadas, mas nem sempre lembradas com facilidade. É neste momento que entra a nova função do Google Tradutor, que permite ao usuário salvar as expressões favoritas para encontrá-las com facilidade mais tarde. Assim, é possível salvar frases bastante usadas para tornar a experiência mais prática. 

Para usar esse recurso é só escrever o conteúdo que deseja traduzir no local indicado e tocar sobre o ícone de estrela situado no canto superior direito da tela para salvar a expressão. Para conferi-la mais tarde, volte até a página inicial do aplicativo e pressione a estrela novamente.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar