Futuro incerto na Twitch; plataforma deixa de ser o “sonho” dos streamers

Hugo Cruz

4 de outubro de 2022

A plataforma, que já foi a ambição de pequenos, médios e grandes criadores de conteúdo, tem passado por momentos conturbados e hoje já não é mais o foco de diversos streamers que amedrontados com o futuro incerto na Twitch, estão expandindo seus horizontes.

publicidade
Futuro incerto no Twitch; plataforma deixa de ser o porto seguro dos streamers

Futuro incerto no Twitch; plataforma deixa de ser o porto seguro dos streamers – Imagem: Tanner Boriack on Unsplash

Ser uma estrela na Twitch é o sonho de muita gente

A regra era clara, se você estivesse pensando em começar na indústria dos jogos como um criador de conteúdo, você tinha que começar pela Twitch.

A plataforma era tida como o berço de vários dos streamers mais famosos do mundo e garantia visibilidade e reconhecimento para as pessoas que mais se empenharam. Era só trabalhar duro que no fim você ia poder tornar a plataforma o seu trabalho principal.

Sem contar na chance única de virar uma estrela, participar de eventos famosos e receber todo tipo de benefícios de marcas importantes. Essas são algumas das promessas mais tentadoras para quem quer viver nesse meio e se tornar uma celebridade.

publicidade

Até hoje, ainda existe essa noção da importância da Twitch na vida profissional de um streamer, mas as pessoas começaram a notar que fazer parte dela não é garantia de sucesso.

Futuro incerto na Twitch, a verdade que poucos conhecem

Diferente do que muitos ainda pensam, a Twitch deixou, há muito tempo, de ser uma plataforma onde ser notado é algo fácil, e não é por falta de esforço.

Hoje temos inúmeros streamers que trabalham horas por dia na plataforma, criando conteúdo e fazendo lives para alcançar o tão sonhado Programa de Parceiro Twitch, ganhando acesso à monetização.

O problema está em conseguir a audiência necessária para cumprir os requisitos. É algo quase impossível de ser feito dentro da própria Twitch. A plataforma simplesmente não ajuda canais iniciantes, com poucas visualizações e baixo índice de engajamento.

Imagem: Reprodução / ELLA DON on Unsplash

Então você deve estar se perguntando qual é a melhor maneira de conseguir seguidores na Twitch, não é mesmo? A resposta é simples, mas omitida pela própria plataforma: você deve aumentar sua audiência fora da Twitch.

O motivo para isso é simples, pessoas que entram na plataforma não vão deixar de assistir uma transmissão ao vivo de um streamer já famoso para assistir ao mesmo conteúdo, feito por um desconhecido, que geralmente tem um conteúdo menos trabalhado.

Por outro lado, plataformas como o YouTube e o TikTok são uma mina de ouro para conseguir seguidores e levá-los para as suas lives.

Terra dos escolhidos, sucesso de poucos e desespero de muitos

Até certo ponto, a Twitch pode ser considerada uma aposta, grande, duradoura e cheia de horas de esforço que podem levar muitos ao desespero total, independentemente do seu resultado ser positivo ou não.

Pesquisas em 2017, já apontavam para efeitos negativos do processo de transformar streaming em um trabalho. A extrema pressão de se forçar em uma única tarefa por meses e anos, sem ver resultados satisfatórios, chega a afetar a personalidade de vários streamers.

Imagem: Kadyn Pierce on Unsplash

Mas o problema não para aí. Até personalidades relativamente bem sucedidas na Twitch tem relatado sofrer com indícios de burnout, já que para manter seu status na plataforma, eles têm que se esforçar tanto, e até mais, do que quando começaram.

Um exemplo é Pokimane, uma estrela da plataforma com mais de 8 milhões de seguidores que recentemente relatou estar sobrecarregada devido aos inúmeros projetos. Segundo ela, esse também não foi o primeiro burnout que teve.

E se uma streamer como a Pokimane, uma das maiores da plataforma, vem passando por situações assim, é fácil imaginar como streamers menores devem se sentir.

Streamers estão abandonando o sonho de ser estrelas da Twitch

Juntando todos esses problemas, com recentes escândalos e mudanças estranhas na plataforma, o resultado é uma espécie de êxodo da Twitch, onde streamers começam a considerar o multi-streaming — streaming em diferentes plataformas — como a melhor opção. 

Outros optam por sair completamente da Twitch para evitar as longas jornadas, visto que no TikTok, por exemplo, é completamente plausível fazer um mix de transmissões ao vivo e compartilhamento de clipes, tirando um pouco da carga excessiva de ficar em live por diversas horas, todos os dias.

E isso não é apenas verdade para streamers pequenos e de médio porte, diversos famosos já deixaram o serviço da Amazon para assinar contratos mais vantajosos no YouTube, a principal rival no segmento de streaming.

Os motivos foram variados, desde problemas como escândalos, discordância em relação aos contratos, entre outros.

Como exemplo podemos citar Valkyrae, Dr Disrespect, TimTheTatman, Ludwig e Sykkuno. Mas tem outros famosos que já deram o “pulo do barco” com as recentes mudanças na remuneração, pela qual a empresa está sendo bastante criticada. 

Exemplos como esses demonstram que, caso esteja planejando investir na carreira de streamer, é bom pensar bem antes de decidir uma estratégia, e talvez não seja uma boa ideia colocar todas as suas fichas em ter sucesso rápido na Twitch. 

Fontes: Wired, Twitch (1 e 2), NME, DotSports

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.