Galáxia minúscula pode ter começado o universo e lhe deram um apelido muito curioso

Mariana Souza

9 de dezembro de 2022

Uma pequenina galáxia, pobre em metal e escondida no brilho de uma estrela, pode ser o nosso mapa do tesouro nas descobertas sobre o início do universo. Apelidaram a galáxia de Peekaboo e abaixo você entenderá o que esse apelido tem a ver com o espaço.

publicidade
Conheça a Peekabook, a galáxia anã que está mexendo com as bases da astronomia. (Crédito da imagem: NASA/ESA/Igor Karachentsev (SAO RAS)/Alyssa Pagan (STScI))

Conheça a Peekaboo, a galáxia anã que está mexendo com as bases da astronomia. (Crédito da imagem: NASA/ESA/Igor Karachentsev (SAO RAS)/Alyssa Pagan (STScI)

Galáxia Peekaboo pode desvendar mistérios

Segundo o Dicionário Cambridge, Peekaboo significa: “um jogo com crianças muito pequenas em que você esconde o rosto, principalmente com as mãos, e de repente tira as mãos dizendo peekaboo”.

No Brasil, também existe essa brincadeira simples, mas seria algo como dizer “achou” após perguntar onde a pessoa que realiza a brincadeira está (mãe, pai, irmãos). Faz todo o sentido já que vivemos descobrindo coisas novas no espaço que antes se mantinham “ocultas”.

Este é o nome dado a esta pequena galáxia encontrada no meio do brilho de uma estrela. Segundo os astrônomos, a Peekaboo parece pertencer ao início do universo, mesmo tendo se formado recentemente.

publicidade

Medindo apenas 1.200 anos-luz de diâmetro, ela ganhou este nome por estar logo atrás de uma estrela que brilhava e se movia rapidamente que surgiu entre 50 a 100 anos atrás.

O nome oficial é HIPASS J1131-31 e ela está localizada a cerca de 22 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Hydra. Sua localidade foi confirmada graças ao Telescópio Espacial Hubble, o curioso é que ela tem uma “falsa aparência antiga”.

Isso se deve por ter baixa quantidade de elementos que são mais pesados que o hidrogênio e o hélio – os quais se formam mais cedo no universo e por isso são os mais leves.

Os astrônomos descrevem estes elementos mais pesados como “metais”, encontrados em locais mais distantes, ou seja, as primeiras galáxias são descritas como “extremamente pobres em metal” por isso.

Um dos exemplos mais próximos do Big Bang

O coautor do estudo e astrônomo do Space Telescope Science Institute, Gagandeep Anand, disse:

“Descobrir a Galáxia Peekaboo é como descobrir uma janela direta para o passado, permitindo-nos estudar seu ambiente extremo e estrelas em um nível de detalhe que é inacessível no distante universo primitivo”

Logo após o Big Bang, a maioria do universo era formado por hidrogênio e hélio, logo após o esquenta-esfria do processo.

Foram estes elementos que formaram as primeiras estrelas e elas “produziram” elementos mais pesados.

Quando estas estrelas pobres em metal chegaram ao fim da vida e explodiram, elas espalharam elementos pesados que serviram de construção para as estrelas posteriores.

“Como esse processo se repetiu ao longo da história cósmica, cada geração subsequente de estrelas tornou-se cada vez mais enriquecida com elementos pesados ​​e criou o universo rico em metais que vemos hoje em nossa vizinhança cósmica. “

A Peekaboo é especial, pois registra elementos do início do nosso universo e, sendo observada, poderá tirar dúvidas que estão há anos dentro dos laboratórios dos cientistas.

Com informações: Cambridge Dictionary, Space.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza