Golpe no Instagram faz mulher perder R$ 3,8 mil; veja como se prevenir

O Instagram é uma das plataformas mais utilizadas por nós, brasileiros, hoje em dia. A rede social já é parte intrínseca da nossa vida – seja para lazer, trabalho, ou até mesmo stalkear alguém. Infelizmente, toda essa popularidade tem seu lado ruim. A plataforma virou alvo de pessoas mal intencionadas que estão aplicando todo tipo de golpe no Instagram, de roubo de contas até mesmo estelionato, como veremos a seguir.

publicidade
golpe no Instagram
Golpes nas redes sociais (Imagem: Benjamin Sow on Unsplash)

Ultimamente, se nota um aumento considerável nos golpes envolvendo as redes sociais. O Facebook Marketplace, por exemplo, é cheio de anúncios mal-intencionados, muitas vezes de produtos muito abaixo do preço disfarçados de “promoção”.

Mulher sofre golpe no Instagram

A nossa vítima de hoje é uma mulher de 48 anos que mora em Rio Preto. A usuária do Instagram relatou ter visto anúncios de móveis e eletrodomésticos em um perfil da rede social. Ao se interessar pelos produtos, ela começou as negociações por lá mesmo.

publicidade

O resultado foi a “compra” de um sofá, micro-ondas, geladeira e máquina de lavar, pagos via PIX, no valor de R$3,8 mil. Ao perceber haver sido enganada, procurou a Central de Flagrantes para prestar queixas. O registro do estelionato foi feito na noite do último sábado, dia 23 de abril.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Como se prevenir do golpe no Instagram

Esse não foi o primeiro e com certeza não será o último caso do tipo, e para se proteger algumas medidas podem ser tomadas.

Os principais problemas são causados por perfis falsos, ou fakes, contas criadas justamente para levar desinformação e aplicar golpes, já que não existe uma maneira simples de rastrear o dono real daquela conta.

publicidade

Foto e nome

A primeira coisa a se notar, ante mesmo de começar a trocar mensagens, é se a foto de perfil e o nome da pessoa com quem você está trocando mensagens parecem legítimos. Perfis fakes geralmente não dão muitos detalhes pessoais sobre o usuário.

Histórico  da conta

Uma segunda medida, também de extrema importância, é conferir as atividades da conta, se ela tiver um baixo número de seguidores e/ ou postagens e se tiver sido criada recentemente, isso pode indicar uma conta fake

publicidade

Entretanto, muitas empresas abrem novas contas o tempo todo, então é bom ficar de olho.

Vá direto a fonte

Em casos de perfis que se dizem ser representantes de alguma marca ou produto, preferencialmente peça por links, números registrados, etc. Assim fica mais fácil verificar a identidade da pessoa com quem você está falando.

Fechando o negócio

Por fim, evite fazer pagamentos sem antes ver o produto, ou sem alguma maneira de confirmar que está tudo certo e de que sua aquisição chegará até você. De preferência, opte por pagamentos mediante a entrega.

E caso você encontre perfis fake você pode tomar algumas medidas, a primeira sendo denunciar na própria plataforma, que tem tolerância zero a esse tipo de atividade. Além disso, também é possível fazer um boletim reportando o perfil.

Embora seja uma prática muito comum nesses casos, desmascarar o perfil agressor espalhando na própria rede social as más práticas daquela pessoa, pode ser uma ação extremamente perigosa, já que o criminoso do outro lado pode procurar meios de retaliação, portanto é melhor pensar bem antes de fazer algo do tipo.

E você? Já sofreu algum golpe no Instagram ou em alguma outra rede social? Compartilhe sua experiência!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar