Google afirma que sua ferramenta de busca não será apenas isso; o que esperar então?

A ferramenta de busca do Google tem quase duas décadas e agora, finalmente, ela será transformada para algo a mais.

Tentando competir com outras plataformas mais visuais e interativas (caso do Instagram e do TikTok), o Google também está desenvolvendo um novo estilo de busca – tentando fazer muito mais que isso.

publicidade
Ferramenta de busca será muito mais que isso. (Imagem: Divulgação/Google)

Ferramenta de busca será muito mais que isso. (Imagem: Divulgação/Google)

Google quer redefinir ideia de pesquisa interativa

Instagram e TikTok são duas das maiores redes sociais do mundo e se preocupam em como apresentam seus produtos, sendo umas das mais interativas.

Assim, mesmo sendo a maior ferramenta de busca do mundo, o Google está acompanhando essas mudanças – e pretende atendê-las.

O Search On, evento anual do Google, mostrou várias atualizações e novas maneiras de pesquisar na internet. Agora, não só respostas são procuradas, mas como essas respostas são dadas.

publicidade

Com a novidade, o Google vai permitir que você faça perguntas tirando fotos ou fazendo perguntas por áudio, as respostas serão bem parecidas com uma ferramenta do TikTok que você deve conhecer: o For You.

Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google responsável da pesquisa disse:

“Mas graças a incríveis – e francamente sem precedentes – avanços em IA, aprendizado de máquina e visão computacional, as coisas estão virando agora.”

Com o recurso Multisearch você poderá pesquisar com uma imagem e depois mudá-la com texto. O Google dá o exemplo de um “vestido”; tire uma foto de um vestido verde, digite roxo e pronto, a ferramenta de busca irá procurar para você.

Além disso, a empresa também está trazendo novidades para o Maps, proporcionando a Visualização Imersiva em Mapas, que oferece uma visão ampla de um lugar antes de você realmente chegar até lá.

Sistema de exploração, não só perguntas e respostas

Raghavan afirma que as regras do jogo estão mudando, e que a empresa está focada em transformar as pesquisas como local completo de exploração e não mais de perguntas e respostas.

O foco é alterar a busca em um local de descobertas para a qual não há respostas óbvias. O vice-presidente também diz que as novas gerações têm procurado respostas mais visuais.

É bom lembrar que o mecanismo de pesquisa do Google é o mesmo há duas décadas (em seu conceito visual básico): digite a pergunta, procure o resultado, se não encontrar, mude a pesquisa e tente novamente.

Liz Reid, a vice-presidente que supervisiona todos os produtos de busca do Google, diz que muitas vezes os usuários ficam frustrados por não encontrarem as respostas.

“É triste quando nossos usuários se culpam. Se você não conseguiu o que deseja, temos um problema, devemos corrigi-lo.”

Após quase 20 anos compilando vários dados, a empresa está mais proativa a entregar uma pesquisa mais alinhada ao seu algoritmo – e ao que você procura. Além de explorar novas buscas e descobertas.

Com informação: The Verge.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza