Google Chrome corrige falha grave que colocava você em risco

O Google Chrome recebeu uma atualização para corrigir uma falha de segurança grave que permitia que criminosos rodassem códigos maliciosos nas máquinas dos usuários

publicidade
Ataque Hacker
Ataque Hacker (Imagem: Tima Miroshnichenko no Pexels)

Os desenvolvedores tiveram que correr contra o tempo para consertar a brecha do tipo zero-day (vulnerabilidades que são notadas pelos desenvolvedores tempos depois começarem a ser exploradas por cibercriminosos).

A equipe do Google Chrome não divulgou detalhes específicos sobre a vulnerabilidade, até mesmo para não dar ainda mais brechas para os criminosos, mas recomendam que os usuários façam a atualização dos seus navegadores o mais rápido possível. 

publicidade

Quem descobriu a falha foi um especialista do grupo de análise de ameaças da própria Google, Clément Lecigne.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O problema

O problema foi identificado no motor V8 JavaScript que o Chrome utiliza. Ao que parece, a falha permitia que dados fossem lidos e / ou escritos fora do limite da memória da aplicação, algo que normalmente  faz com que o navegador trave.

Contudo, neste caso em específico, a brecha podia ser, e estava sendo, utilizada para executar remotamente um conjunto de códigos maliciosos sem o consentimento / conhecimento do dono do dispositivo.

publicidade

A prática abria oportunidade para invasores realizarem uma série de ataques, incluindo instalação de malwares e até mesmo roubo de dados.

Chrome recebeu atualização para corrigir falha de segurança

O Google Chrome tem um modelo de atualizações automáticas nas quais as novas versões são disponibilizadas para o mundo todo de uma só vez. Mas, devido ao perigo imposto por essa vulnerabilidadem a nova versão da aplicação, o Google Chrome 100.0.4896.127, já pode ser baixada manualmente por aqueles que assim desejarem. 

Já os detalhes sobre a vulnerabilidade só devem ir a público assim que a atualização já tiver sido lançada no pacote automático e estiver bem disseminada entre os usuários do serviço, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Para atualizar o seu Google Chrome, basta acessar o menu do navegador ao clicar nos 3 pontinhos  na vertical localizados no canto direito superior do navegador.

publicidade

Ao passar o mouse sobre a opção “ajuda” um segundo menu irá abrir e a opção “Sobre o Google Chrome” aparecerá. Pronto, basta escolher a opção para atualizar o navegador, caso esteja disponível para você.

É importante lembrar que vários usuários já estão com a nova versão do Google Chrome instalada e nessa mesma aba você poderá checar qual a versão do seu.

E aí? Já atualizou seu Google Chrome para navegar com tranquilidade?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar