EUA isolam aeroportos de rede 5G: Entenda porque tecnologia é perigoso para aviões

Cecilia Parente

12 de janeiro de 2022

50 aeroportos dos EUA terão zona livre da rede 5G assim que as operadores começarem a utilizar a tecnologia no dia 19 de janeiro, anunciou a  Administração Federal de Aviação (FAA) do país.

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Entre eles o Aeroporto Internacional de Los Angeles, o de O’Hare, em Chicago, e o de Dallas/Fort Worth. Os três estão entre os maiores aeroportos dos Estados Unidos.

As operadoras contestaram a necessidade de mais salvaguardas e argumentaram que as evidências não mostram que os sinais da rede 5G irão interferir nos equipamentos de voo.

EUA isolam aeroportos de rede 5G: Entenda porque 5g é perigoso para aviões

Imagem: Aeroporo de Los Angeles – Escola Educação

5G adiado após pedido de solicitações

O 5G teve adiada sua ampliação que estava marcada para o dia 05 de dezembro de 2021 após fabricantes de aviões e companhias aéreas apontarem riscos de interferência em equipamentos de bordo, representando potencial ameaça à segurança da aviação.

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A rede passaria a operar dentro da Banda C, considerada perigosamente próximo da frequência em operam os altímetros, aparelhos que medem a altura exata das aeronaves em relação ao solo e são utilizados em situações de pouso nos quais os tripulantes não tem condições ideais no visual.

Uma simples falha na operação pode comprometer a segurança dos voos, com chances de colisões e acidentes.

Rede 5Gno Brasil

O cenário é parecido com o que acontece no Brasil com a solicitação feita pela Embraer à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pedindo apoio e realizações de ensaios em voo e em solo verificando os possíveis efeitos em aeronaves com a chegado do 5G ao país, que também utilizará a Banda C na implementação da tecnologia.

Leia mais: Anatel e Embraer adiam lançamento do 5G por riscos da tecnologia ser perigosa

“O 5G no Brasil está afastado em pelo menos 500 MHz da frequência de operação desses equipamentos, enquanto nos Estados Unidos esse afastamento é de pouco mais de 200 MHz.

Esse maior distanciamento em frequência, chamado de “banda de guarda”, acarreta melhores condições para a convivência e menores riscos de interferências no território brasileiro”, afirma Moisés Moreira, conselheiro da Anatel.

Lista: 50 Aeroportos Restritos

  1. AUSTIN-BERGSTROM INTL
  2. LAURENCE G HANSCOM FLD
  3. BOEING FLD/KING COUNTY INTL
  4. BIRMINGHAM-SHUTTLESWORTH INTL
  5. NASHVILLE INTL
  6. BOB HOPE
  7. AKRON-CANTON
  8. CHARLOTTE/DOUGLAS INTL
  9. DALLAS LOVE FLD
  10. DALLAS-FORT WORTH INTL
  11. DETROIT METRO WAYNE COUNTY
  12. ELLINGTON
  13. NEWARK LIBERTY INTL
  14. FRESNO YOSEMITE INTL
  15. FORT LAUDERDALE/HOLLYWOOD INTL
  16. FLINT MICHIGAN
  17. WILLIAM P HOBBY
  18. NEW HAVEN
  19. GEORGE BUSH INTCNTL/HOUSTON
  20. INDIANAPOLIS INTL
  21. LONG ISLAND MAC ARTHUR
  22. JOHN F KENNEDY INTL
  23. HARRY REID INTL
  24. LOS ANGELES INTL
  25. LAGUARDIA
  26. LONG BEACH (DAUGHERTY FLD)
  27. KANSAS CITY INTL
  28. ORLANDO INTL
  29. HARRISBURG INTL
  30. CHICAGO MIDWAY INTL
  31. MCALLEN INTL
  32. MIAMI INTL
  33. MINNEAPOLIS-ST PAUL INTL/WOLD-CHAMBERLAIN
  34. ONTARIO INTL
  35. CHICAGO O’HARE INTL
  36. SNOHOMISH COUNTY (PAINE FLD)
  37. PALM BEACH INTL
  38. PHILADELPHIA INTL
  39. PHOENIX SKY HARBOR INTL
  40. ST PETE-CLEARWATER INTL
  41. PITTSBURGH INTL
  42. RALEIGH-DURHAM INTL
  43. FREDERICK DOUGLASS/GREATER ROCHESTER INTL
  44. SEATTLE-TACOMA INTL
  45. SAN FRANCISCO INTL
  46. NORMAN Y MINETA SAN JOSE INTL
  47. JOHN WAYNE/ORANGE COUNTY
  48. ST LOUIS LAMBERT INTL
  49. SYRACUSE HANCOCK INTL
  50. TETERBORO

fonte: faa.gov

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Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.