Google Fiber: serviço de internet da gigante quer sobreviver e expandir, mas você conhecia ele?

Hugo Cruz

15 de agosto de 2022

Se você acha que Elon Musk com sua Starlink são os únicos interessados em levar internet de alta velocidade para os consumidores, você não deve ter ouvido falar do Google Fiber, um serviço do Google lançado há cerca de 6 anos e que está sendo expandido agora.

publicidade
Google Fiber

Google Fiber vai ser expandido (Imagem: Reprodução / Google)

Serviço Google fiber não ia muito bem

O serviço do Google já é bem antigo, com mais de 10 anos, mas em 2016, enfrentou problemas graves, incluindo a demissão de funcionários e queda nos investimentos, e desde então vinha definhando até o ponto de ser considerado um programa morto.

Os primeiros anos foram realmente difíceis e só em 2016 quase 10% da equipe que trabalhava nele havia sido demitida.

A última notícia de peso que se teve sobre o Google Fiber foi em 2020, quando a empresa decidiu aumentar a banda do serviço para 2 Gb/s. Uma tentativa de ampliar o número de usuários que deu certo, pelo menos em algumas cidades.

publicidade

Google Fiber se encontra em uma posição melhor

Agora, como relatado em um post no blog da empresa, o serviço deve ser expandido para mais 5 novos estados, eles são: o Arizona, Colorado, Nebraska, Nevada e Idaho. Levando sua cobertura para 22 áreas metropolitanas no total.

Depois dos diversos problemas, o serviço finalmente parece estar numa posição que o permite expandir.

Segundo seu CEO, Dinni Jain, essa é a hora de adicionar mais velocidade para a sua propagação, só no ano passado o serviço de internet do Google expandiu mais do que todos os anos anteriores juntos.

Nem tão ambicioso assim

Embora esteja falando em expansão, o CEO afirma que diferente do que se pensava há 10 anos, de que o objetivo do Google era dominar a internet nos EUA, o Google Fiber tem objetivos até modestos.

Por exemplo, até o momento não existe ou nunca existiu a intenção de levar o serviço para outros países, principalmente nós no Brasil.

A empresa ainda vende o serviço como uma alternativa segura para conexões rápidas e estáveis, perfeito para TV ao vivo e serviços de streaming.

A intenção é construir negócios que sejam bem-sucedidos por si mesmos e é isso que estamos tentando fazer no Google Fiber com certeza”, disse Jain.

Mesmo assim, nada foi dito sobre as finanças do serviço de fibra óptica, mas todo mundo sabe que a empresa, embora registrando números altos, tem uma receita abaixo do esperado nos últimos trimestres.

Não que seja culpa dela, afinal, essa é uma tendência da indústria de tecnologia toda.

Você pode conferir mais notícias sobre as novidades no Google Fiber nesse post oficial do Google!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.