Google Fotos: Como armazenar, fazer backup e ver a nuvem

Com certeza você já deve ter ouvido falar que é necessário salvar suas fotos na nuvem para liberar espaço no celular. Mas, provavelmente, não lhe explicaram como funciona esse processo. Contudo, aqui no Bit Magazine, vamos mostrar como o processo é algo simples e como é possível usar o backup do Google Fotos.

publicidade

O Google explica detalhadamente como funciona cada etapa dos serviços na nuvem. Com o backup, é possível que seus vídeos e fotos sejam salvos na nuvem do Google Fotos. Essas mídias armazenadas são particulares, podendo ser acessadas e compartilhadas somente por você.

Entretanto, todas as futuras alterações que você fizer no celular serão refletidas em todos os dispositivos sincronizados. Por exemplo, caso você realize a edição e o salvamento de uma foto, ela será igual no Google. Dito isso, agora você sabe que pode salvar todas as suas mídias na nuvem de forma simples, evitando assim, a perda dos seus registros.

Google Fotos (Imagem: Reprodução/Pixabay)
Google Fotos (Imagem: Pixabay)
publicidade

Como ativar o backup e a  sincronização do Google Fotos

Essa é uma etapa bem fácil. Vamos mostrar isso com um simples passo a passo:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Abra o aplicativo Google Fotos;
  • Faça login na sua conta Google;
  • Na parte superior, clique em Menu;
  • Em seguida, clique em Configurações e posteriormente Backup e sincronização;
  • Clique em Backup e Sincronização para ativar ou desativar.

É importante também verificar se os uploads estão sendo feitos com o WI-FI ou dados móveis. É recomendado desativar a função “backup com os dados da rede do celular” para não consumir seu plano. Para isso, basta acessar Fotos, Menu, Configurações, Backup e sincronização, e desmarcar a opção “backup com os dados da rede celular”.

publicidade

Além disso, nas configurações do aplicativo, você pode ajustar e verificar se suas fotos estão sendo salvas corretamente. E para isso, basta acessar o aplicativo e clicar em fotos. Fazendo isso, você verá se as fotos já estão salvas ou se estão aguardando Backup.

Como salvar pastas do celular

Você também pode armazenar no Google Fotos imagens que você salvou ou recebeu, que não têm origem da câmera do seu celular. Na mesma tela de configurações, role a página, e abaixo terá a opção “fazer backup das pastas do dispositivo”. Você poderá escolher as pastas de aplicativos, como o Facebook, WhatsApp ou pastas de download.

Vale lembrar que o Google Fotos disponibiliza 15 GB gratuitos de armazenamento, divididos entre o Gmail e Google Drive. Os arquivos são acessíveis de qualquer computador ou celular, desde que você tenha a conta no Google. Se você usa Android, o aplicativo já virá instalado. Caso não encontre, também é possível baixá-lo pela Play Store.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar