Google I/O 2022: Translate, Maps e Search sofrerão transformações

A conferência Google I/O começou não tem nem uma hora e já apresentou um monte de novidades relevantes para as pessoas que utilizam os aplicativos da empresa que dá nome ao evento. Confira aqui quais foram as atualizações no ecossistema do GoogleNessa primeira palestra, a empresa focou apenas em atualizações nos produtos Google Translate, Google Maps, Google Search e Google Assistente.

publicidade
Atualizações no ecossistema do Google
Google I/O traz um monte de atualizações para os serviços da empresa (Imagem: Reprodução / Google via YouTube)

Atualizações nos aplicativos do ecossistema do Google

  • Google Translate

O primeiro aplicativo a ser mencionado foi o serviço de traduções automáticas da empresa, o Google Translate, que ganhou suporte para mais 24 idiomas. 

publicidade

A partir de agora a ferramenta suporta, no total, 133 linguagens disponíveis para tradução, que deverão atender as mais de 300 milhões de pessoas que falam alguma das línguas presentes na plataforma.

Para aumentar o seu catálogo, o Google afirma que vem trabalhando com especialistas nas línguas adicionadas, como professores e tradutores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Google Maps
publicidade

Outra ferramenta que recebeu um upgrade foi o Google Maps, serviço de localização por GPS da empresa, que acaba de ganhar um novo recurso para melhorar a experiência de exploração 3D das cidades, o Immersive View, ou visualização imersiva, traduzindo para o português.

A novidade permite que os usuários não só consigam acessar o interior de certos locais, como prédios e lojas comerciais, como ainda vai permitir que se altere o horário no qual se está visualizando uma determinada área. Mudar do dia para a noite.

O recurso, que será liberado ainda este ano para Android e iOS, só vai funcionar, a princípio, em alguns locais específicos dessas cinco cidades: Los Angeles, Londres, Nova York, São Francisco e Tóquio.

  • Google Search
publicidade

Partindo para o Google Search, possivelmente o serviço mais utilizado da empresa, a empresa disse ter atualizado o “multisearch”, opção de fazer pesquisas através de imagens complementadas por texto.

O novo recurso, que será lançado inicialmente apenas para o idioma inglês, vai permitir a pesquisa de informações nas proximidades do usuário. Por exemplo: será possível tirar fotos de um prato e pedir ao buscador que procure restaurantes próximos que o sirva.

O Scene Exploration, exploração de paisagem, é outra atualização que o buscador da empresa vai receber. Sua função é apresentar informações sobre os mais variados objetos presentes em uma imagem, facilitando a busca por produtos em uma imagem de alguma loja, por exemplo.

  • Google Assistente

Por fim, neste momento, a empresa está estudando novas possibilidades de se interagir com sua assistente virtual. 

A ideia da empresa é deixar a “conversa” o mais natural possível e uma das opções é fazer uso do reconhecimento facial para ativar a secretária, acabando com a necessidade de ter que dizer “Ok, Google”.

Assim como outras atualizações nesta lista, essa será lançada inicialmente em inglês. As plataformas Nest Hub Max e Android deverão começar a recebê-la ainda esta semana, enquanto que no iOS o recurso está previsto para chegar ainda neste mês.

Além disso, a frase de ativação do Google Assistente não será mais necessária para utilizar comandos simples como definir alarme e perguntar a precisão do tempo. O recurso já foi implementado no Pixel 6 e vai ser liberado primeiramente para os usuários do Nest Hub Max.

O evento começou às 14h, no horário de Brasília, com a palestra de abertura. Sua transmissão pode ser acompanhada diretamente pelo YouTube ou pela plataforma oficial do evento, onde você pode navegar para cada palestra.

E aí? O que você está achando do Google I/O 2022 até o momento? Fica ligado na gente que em breve traremos mais atualizações sobre o evento!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar