Google I/O anuncia dispositivos de segurança inéditos para proteger você

O Google I/O, que teve seu início nesta quarta-feira (11), já chegou trazendo grandes novidades nos seus primeiros minutos. Foi anunciada a chegada de vários recursos nos serviços,  o que certamente agradou uma boa parte de seus usuários. Mas, além desses recursos, outros anúncios que deixaram muita gente contente, vieram na categoria de novidades de segurança.

novidades de segurança
Google anuncia novas ferramentas de segurança (Imagem: FLY:D on Unsplash)

Dentre os novos recursos voltados para segurança se destacam a iniciativa para o monitoramento de ataques cibernéticos na Ucrânia, a adição de cartões virtuais no Chrome e o aperfeiçoamento dos anúncios, que agora podem ser customizados de maneira mais segura.

Google I/O é palco para um punhado de novidades de segurança

As duas principais novidades no quesito de segurança foram implementadas tendo a triste situação da Ucrânia em mente:

  • Análise de Ameaças do Google: da sigla em inglês TAG, um grupo de especialistas na área de segurança contra ataques cibernéticos. Sua função é rastrear possíveis ameaças de hackers russos no intuito de auxiliar a Ucrânia.
  • Project Shield: esse é um serviço sem tarifas da empresa que faz a proteção de sites de notícias, direitos humanos e monitoramento de eleições. A novidade, entretanto, consiste na ampliação do serviço que agora vai passar a proteger mais de duas centenas de sites governamentais ucranianos.

Outras iniciativas foram voltadas para a segurança do público em geral:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Cartões virtuais: o serviço que mais parece uma VPN está chegando no Chrome e Android. Ao concluir uma compra usando o preenchimento automático do Google para completar as informações, o Google irá fazer uma mascaração das informações reais do cartão utilizado na compra, assim, o serviço se passará por um proxy entre o site e suas informações.
  • Status de segurança da conta: os usuários agora passarão a ser avisados do status de segurança dos aplicativos que estão instalados no seu celular. Um ícone amarelo deverá aparecer ao lado da foto de perfil da Conta Google, informando o que o usuário deve fazer para proteger a sua conta.
  • Resultados de pesquisa: é uma outra ferramenta que estará sendo disponibilizada nos próximos meses, com ela será possível controlar suas informações pessoais — como endereço, número para contato, email, etc. — que aparecem em pesquisas públicas do Google.
  • Central de anúncios: ainda este ano deveremos receber uma nova “central de anúncios”, que vai permitir que o usuário controle quais marcas ou tipos de serviços quer ver mais ou menos nos anúncios do Google Search, YouTube e no Discover. A ferramenta ainda vai permitir bloquear e denunciar propagandas, servindo como uma espécie de AdBlock.
  • Verificação automática de duas etapas: por fim, a verificação em duas etapas das senhas de Contas Google foi ampliada nos últimos anos, mas agora a expectativa é diminuir “a burocracia” da ferramenta. Segundo o Google, sua intenção é diminuir drasticamente os casos de phishing.

O evento começou às 14h, no horário de Brasília, com a palestra de abertura. Sua transmissão pode ser acompanhada diretamente pelo YouTube ou pela plataforma oficial do evento, onde você pode navegar para cada palestra.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web.
Formado em Letras – Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.

Veja mais ›
Fechar