Google Lens vai ficar ainda mais poderoso: veja o que vem por aí

O Google I/O terminou nesta quinta-feira (12). Dividindo sua programação em duas partes, uma para cada dia, a empresa anunciou novidades de interesse do público geral, como atualizações em seus serviços e lançamento de produtos. Um desses serviços que vai receber novidades é o Google Lens, que a partir de agora deve ficar ainda mais poderoso.

 

ainda mais poderoso
Google Lens vai ficar ainda mais poderoso (Imagem: Reprodução / Google)

O Google Lens é uma ferramenta do Google cujo propósito é reconhecer objetos e lugares, escanear textos e até buscar produtos online, tudo isso utilizando a câmera do celular como input.

Novidades no serviço

  • Multisearch (Multipesquisa)

Uma das novidades adicionadas no app  foi o aprimoramento da função Multisearch, introduzida em abril, que permitia a mesclagem de imagens e textos nas pesquisas para trazer resultados mais precisos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agora, com a atualização, a função vai permitir que se encontre o que está procurando por proximidade, por exemplo, será possível achar restaurantes próximos que sirvam um prato que você pesquisar.

Por baixo dos panos, o recurso compara a imagem procurada com imagens parecidas que apontam para locais perto do usuário. As imagens indexadas vem tanto de postagens na Web quanto imagens nas avaliações do Google Maps.

Essa atualização do multisearch deve chegar para todos os usuários até o fim deste ano, em inglês. Com o passar do tempo, mais idiomas serão adicionados.

  • Scene Exploration (Exploração de cena)

A conferência anual do Google também revelou outra função que vai praticamente dar superpoderes ao Google Lens, a Scene Exploration. Com ela o Lens vai conseguir identificar e buscar informações sobre objetos, um ou vários em simultâneo, em imagens em tempo real.

Imagine entrar em um supermercado e tirar uma foto de uma prateleira cheia de produtos, a partir daí o Lens iria isolar cada um dos produtos e popular a tela do seu smartphone com detalhes sobre aquele objeto, incluindo avaliações de outros usuários, algo parecido com o que se faz em lojas online.

Assim como a atualização do multisearch, o scene exploration deve chegar suportando apenas o idioma inglês, mas com o tempo passará a incluir outras línguas.

Atualizações deixam o Google Lens mais útil

Com essas atualizações o serviço da empresa passará a ter ainda mais utilidade na vida das pessoas. E essa é a proposta da empresa para todos os seus serviços, uma integração em grande escala entre os produtos oferecidos pelo Google e o mundo real.

E aí? O que você acha das novas funções no Google Lens?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web.
Formado em Letras – Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.

Veja mais ›
Fechar