Instagram ganha nova atualização estética; veja o que mudou

O Instagram ganhou uma nova atualização na última segunda-feira (23), envolvendo a estética da marca. O novo manual da plataforma apresenta um formato dinâmico com novidades em fontes e recursos. 

publicidade
Instagram ganha nova atualização; veja o que mudou
Instagram ganha nova atualização; veja o que mudou. (Imagem: Freepik)

O destaque fica por conta da fonte original da rede social, o Instagram Sans. Mas não para por aí. A linha do tempo virá em tela cheia, semelhante à do TikTok. 

Instagram ganha nova fonte 

Conforme comunicado feito pela empresa, o projeto direcionado ao Instagram Sans tinha como propósito, a acessibilidade a nível global. “Fizemos uma parceria com especialistas em idiomas de todo o mundo para adaptar o tipo de letra e scripts globais, incluindo árarbe, tailandês e japonês”, declarou. 

publicidade

A nova fonte do Instagram consiste em uma combinação de quadrados e círculos do logotipo do aplicativo. O “squircle”, como é chamado pela empresa. A Instagram Sans é composta por elementos que remetem à versão de 2010 combinada com a atualização contemporânea de 2013. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ela está disponível em três variações, sendo a primeira a Instagram Sans, uma fonte sem serifa e clean. A segunda é a Instagram Sans Condensed, a mesma utilizada nos stories através do recurso de localização. Por último vem a Instagram Sans Headline, com uma personalidade curvilínea e criativa. 

Instagram ganha nova atualização; veja o que mudou
Instagram ganha nova atualização; veja o que mudou. (Imagem: Divulgação/Instagram)
publicidade

A nova fonte do Instagram será viabilizada para uso nos Stories e no Reels. E como dito acima, esta não é a única novidade. Pois a rede social já exibe, em algumas contas, as publicações no feed em tela cheia após vários meses de testes. A função será liberada gradativamente até chegar a todos os usuários da plataforma. 

Em contrapartida, a rede social também tem passado por algumas mudanças de design e despertado reações não muito positivas no público. É o caso dos stories escondidos, que se tornaram motivo de dor de cabeça para os criadores de conteúdo que dependem da ferramenta para fins publicitários.

Entenda a mudança nos stories

A mudança no formato de exibição dos stories do Instagram já pode ser notada no topo da tela, precisamente durante a visualização dos conteúdos publicados por amigos. Os traços que representam a quantidade de histórias publicadas são comprimidos, resumindo em apenas três itens, independentemente do número de histórias publicadas por aquela conta. 

Para quem não entendeu o botão “Mostrar tudo” mencionado acima, é justamente neste momento que ele aparece. Ele deve ser acionada por quem desejar visualizar todos os stories ocultados naquele perfil. Assim que a visualização for liberada por consentimento do internauta, os demais “pontinhos escondidos” ficarão visíveis. 

publicidade

Na hipótese contrária, quem realmente não tiver interesse nos demais stories, poderá causar frustração no criador que poderá perder o conteúdo. A situação é prejudicial aos criadores de conteúdo, influencers e demais figuras públicas que vivem dos posts nas redes sociais. 

Vale lembrar, que este modelo de visualização dos stories já era utilizado pelo Instagram em conteúdos patrocinados, nos quais o usuário deve escolher entre continuar assistindo o anúncio feito por aquela marca ou pular o conteúdo. Portanto, o mecanismo que antes era exclusivo a conteúdos empresariais, agora começou a ser ampliado para pessoas comuns.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar