O atalho pouco usado que vai fazer muita diferença na sua performance

Se você está cansado de ver fontes estranhas com cores e tamanhos ridículos toda vez que você cola algo que você copiou em um website ou documento, este artigo é para você. 

publicidade
Ctrl+Shift+V
(Imagem: reestocks on Unsplash)

Reutilizando sem formatações

Aqui você vai entender como funciona e, porque usar o atalho Ctrl+Shift+V para replicar conteúdo. Cansado de bagunçar todos os seus documentos ao colar algum texto retirado de outra fonte e receber toda a formatação original do texto de onde aquela informação veio? Então você deve entender como os comandos para copiar e colar funcionam.

A trindade

No mundo da computação, copiar e colar textos (não limitado a palavras digitadas, alguns desses comandos funcionam com imagens e outras mídias) é quase uma obrigação. Seja por preguiça ou por praticidade você já deve ter copiado e colado várias vezes.

publicidade

E se você realizou estas ações, é possível que você tenha usado estes dois comandos: Ctrl+C e Ctrl+V, o primeiro para copiar e o segundo para colar. Mas você sabia que existe um terceiro comando que pode ser muito mais útil para você do que o Ctrl+V?

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estamos falando do Ctrl+Shift+V, uma alternativa ao comando de colar que, quando funciona, pode ser o seu melhor amigo.

Como funciona o Ctrl+Shift+V

Por padrão, quando você captura algo com o comando Ctrl+C (ou equivalente), principalmente se tratando de texto digitado, a prancheta (clipboard) registra não só a informação em texto, mas toda a sua formatação, incluindo cor de preenchimento, fonte e até os atributos (tipo, modificações, etc.). Este comportamento pode ser encontrado na maioria, senão todos, os sistemas operacionais.

publicidade

Embora seja bem útil em alguns casos, na maioria das vezes você não precisa de todos os metadados extras, tudo que você quer é o texto, puro e simples.

É aí que o Ctrl+Shift+V (colar sem formatação) entra. Ao invés de usar o padrão Ctrl+V para colar o texto, você pode simplesmente utilizar sua alternativa. Com isso você irá colar apenas o texto, sem formatação. Geralmente, isso quer dizer que o texto que você está colando deve seguir a formatação padrão do editor utilizado.

Vamos supor que você esteja editando algo no Google Docs, e a formatação do seu documento está configurada para Arial 10, ao colar um texto copiado de outro site da forma convencional, ele virá completamente diferente da formatação do seu documento. Mas, caso você cole esse texto com o atalho para colar sem formatação, o texto vai se adequar imediatamente ao formato que você vem usando, Arial 10, sem a necessidade de mais edições.

É importante lembrar que nem todo programa aceita esse atalho, mas nesses casos, geralmente, existem outras formas de se atingir o mesmo resultado.

publicidade

Gostou da dica? Comenta aí se foi útil para você!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar