Já deu de cara com um PC Lento? Veja 7 dicas que podem melhora muito o rendimento

Um computador travando pode fazer com que os trabalhos mais simples pareçam um verdadeiro aborrecimento. Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para acelerar seu PC lento e melhorar o desempenho.

publicidade

 

O meu computador está lento, qual é o motivo?

Seu sistema operacional deve gerenciar os recursos do seu computador (memória, espaço em disco, poder de processamento) entre todos os programas que estão sendo executados nele.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

publicidade

Há um grande número de coisas que podem estar reduzindo o desempenho do seu computador, mas geralmente se resumem ao uso ineficiente dos recursos do seu PC.

Aqui estão algumas das coisas que deixam seu computador lento:

  • Falta de RAM (Memória de Acesso Aleatório);
  • Ficando sem espaço na unidade de disco (HDD ou SSD);
  • Muitos programas em segundo plano;
  • Muitos programas de inicialização;
  • Ficando para trás no Windows ou atualizações de driver;
  • Malware ou vírus.

Como deixar seu PC lento funcionando melhor?

1. Reinicie seu computador

Se a velocidade do seu computador não for o que deveria ser, a primeira coisa a tentar é reiniciar o computador. Seu sistema operacional aloca espaço na RAM para programas à medida que são executados em seu computador. A memória RAM acabará ficando ocupada, o que deixará seu computador mais lento à medida que seu sistema operacional começar a usar o arquivo de troca.

publicidade

2. Limpe seu disco rígido

Quando a memória do disco rígido está cheia, o computador fica mais lento porque o sistema operacional não tem espaço livre suficiente para funcionar adequadamente. Seu sistema operacional precisa de espaço para usar o arquivo de troca, evitar a fragmentação e criar arquivos temporários.

Aqui estão algumas dicas para fazer uma limpeza de disco e aumentar o desempenho do seu PC:

  • Esvazie sua Lixeira: os arquivos se acumulam na lixeira quando você usa seu PC, portanto, limpá-la ocasionalmente ajudará você a manter o desempenho do seu computador;
  • Remova programas indesejados: programas que você não quer ou precisa podem estar ocupando espaço no disco rígido e deixando seu PC mais lento;
  • Limpe sua pasta Downloads: abra o Explorador de Arquivos e selecione Downloads na barra de acesso rápido à esquerda. Mova os arquivos que você ainda precisa para as pastas apropriadas, como Documentos, e simplesmente exclua o restante;
  • Limpe o cache e os cookies do seu navegador: o cache (páginas da web que seu navegador salva para melhorar a velocidade de navegação) e cookies (dados armazenados em seu computador pelos sites que você visita) se acumulam à medida que você navega e podem ocupar uma muito de espaço.

3. Programas em segundo plano deixam o PC lento, desabilite

No Windows, o gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt + Delete) pode abrir em uma visualização simplificada, nesse caso você precisará clicar em ‘Mais detalhes‘ na parte inferior.

publicidade

Clique nos cabeçalhos: CPU, Memória e Disco para classificar os programas em execução no computador pela quantidade de recursos do computador que eles estão consumindo.

Por exemplo, se a barra de memória estiver próxima ou em 100%, você deve classificar os programas pelo uso de memória e fechar os que não são necessários.

É possível fechar programas diretamente do Gerenciador de Tarefas selecionando-os e clicando em ‘Finalizar tarefa‘ no canto inferior direito.

4. Desabilitar programas de inicialização

Abra o Gerenciador de Tarefas. Clique na guia ‘Inicialização‘ na parte superior para ver quais programas de inicialização estão ativados e seu impacto no tempo de inicialização e desempenho do seu computador.

Para desativar o início automático de um programa, selecione-o e clique em ‘Desativar‘ no canto inferior direito. Certifique-se de não desativar os programas que você realmente precisa, como seus programas antivírus ou drivers.

5. Malwares e vírus deixam o PC lento, verifique

Malwares e vírus deixarão seu computador mais lento. Certifique-se de estar usando um programa antivírus atualizado e execute todas as verificações para encontrar vírus que possam estar prejudicando o desempenho do seu computador.

6. Atualize sua memória RAM

Memória de acesso aleatório (RAM) é o que seu computador usa para armazenar informações que o sistema operacional e os programas em execução estão usando no momento — diferente do armazenamento de longo prazo (HDD ou SSD), onde os programas e arquivos são armazenados.

Uma atualização, adicionando um número maior de memória RAM é uma das melhores maneiras de aumentar a velocidade e o desempenho do computador.

7. Instalar atualizações do sistema

Certificar-se de que seu computador tenha as atualizações mais recentes do Windows, além de ter drivers atualizados, é importante para o melhor desempenho do PC.

Novas atualizações do Windows e de drivers fornecem melhorias de desempenho, e ficar para trás pode fazer com que seu PC fique lento. Você pode gerenciar as atualizações do seu computador no menu Configurações.

  • Abra o menu Iniciar do Windows e clique no ícone Configurações à esquerda;
  • Clique em Atualização e segurança;
  • Esta página informará se você está atrasado nas atualizações do Windows e quais etapas você precisa seguir se estiver.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar