Mão de obra que não reclama! Tesla está desenvolvendo protótipo de robô humanoide

Elon Musk está desenvolvendo um novo brinquedinho: uma tecnologia de robô humanoide para realizar tarefas consideradas “chatas”. Será a iniciativa da Tesla o princípio da substituição total de seres humanos em postos de trabalho?

publicidade
(Foto: Divulgação – Tesla)

Eles estão (quase) entre nós 

O bilionário Elon Musk, além de ser o homem mais rico do mundo, também é conhecido por ser excêntrico nas empresas de tecnologia que lidera. 

Agora, em divulgação para o “AI DAY”, o evento da Tesla que apresenta novas tecnologias em Inteligência Artificial, Musk tuitou que a data será postergada para 30 setembro por conta do Optimus, nome dado ao seu robô humanoide. O evento seria dia 19 de agosto.

publicidade

Segundo o empresário, é possível que haja um protótipo de um “Tesla Bot” pronto para ser exposto no evento. 

A notícia pegou alguns de surpresa, pois Elon já havia afirmado que só conseguiria entregar uma prévia de Optimus no fim de 2022 ou até em 2023.

Quem é Optimus? É um produto inédito que está sendo desenvolvido com a intenção de servir como um robô de uso geral e pode fazer tarefas cotidianas, como compras no supermercado (robô de uso doméstico), ou seria a nova versão de “escravo sem alma”? 

publicidade

O robô foi apresentado pela primeira vez no ano passado, no Tesla AI Day de 2021. Se continuar como previsto em 2021, Optimus terá um metro e meio de altura e irá pesar 57 quilos. 

No ano passado, no evento, Musk afirmou que “no futuro, o trabalho físico será uma escolha. Se você quiser fazer, pode, mas não precisará fazê-lo”.

Na ocasião, Musk afirmou que o desenvolvimento do Optimus é o produto mais importante que a Tesla está produzindo agora. Não para por aí, o robô também terá uma espécie de ‘tela’ para o rosto. 

Tesla? Eu? Robô?

Segundo publicação do The Sun, na opinião de Musk, toda a equipe está trabalhando com afinco para mostrar o melhor da Inteligência Artificial neste protótipo. “Temos uma equipe muito talentosa na Tesla com a qual estou trabalhando de perto para ter um protótipo de robô humanoide pronto até o final de setembro.”

publicidade

O diretor de inteligência artificial da Tesla, Andrej Karpathy, disse acreditar que o Tesla Bot está “no caminho para se tornar a plataforma de desenvolvimento de IA mais poderosa”.

Entretanto, não é de se estranhar que as pessoas possam ter medo de um robô que se parece com um ser humano. 

Pensando nisso, Musk explicou que o sistema de controle do Optimus é descentralizado e desenvolvido para que os humanos pudessem ultrapassá-lo e dominá-lo, se necessário, mas enfatizou que não representaria nenhuma ameaça.

Você teria um desses em casa para fazer a faxina pesada? 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

 

Veja mais ›
Fechar