Maradona é removido do FIFA 22; saiba o motivo

Diego Armando Maradona foi removido do FIFA 22. Segundo a Electronic Arts Sports (EA), o jogador, um dos maiores de todos os tempos, não será mais encontrado nos pacotes do FIFA Ultimate Team, no Ultimate Draft e nem na Seleção do Mundo do Soccer Aid.

publicidade
Maradona foi removido do FIFA 22
Maradona foi removido do FIFA 22 (Imagem: Reprodução / FIFA 22)

Compartilhamos a decepção de nossos fãs e esperamos trazer um dos maiores ícones do futebol de volta ao jogo em algum momento no futuro”, afirmou a desenvolvedora ao falar que eles estavam basicamente sendo obrigados a remover Maradona do jogo devido a uma “disputa legal de terceiros”.

Maradona foi removido do FIFA 22: os itens do jogador irão sumir?

A decisão afeta também os itens relacionados ao ídolo já no inventário dos jogadores, que terão uma faixa de preço fixa a partir de agora. A mudança provisória é fruto de uma decisão da EA enquanto ela lida com o problema.

publicidade

Já havia rumores, apontados por um leaker, informando dessa medida da empresa, que parece ser resultado de uma disputa jurídica envolvendo os direitos de imagem do jogador. Ao que tudo indica, a justiça argentina  acredita que a Electronic Arts tenha negociado com a pessoa errada para incluí-lo no jogo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A desenvolvedora teria feito um acordo com o amigo pessoal do astro, Stéfano Ceci, mas os direitos de imagem de Maradona são propriedade da Sattvica AS, do advogado Matías Morla. Embora o processo seja relacionado ao FIFA 21, ele pode afetar também outros títulos onde o jogador aparece.

Maradona já deu outras dores de cabeça no mundo dos jogos

Essa não é a primeira vez que o astro gera problemas em jogos: em 2017, o próprio Maradona ameaçou a Konami dizendo que sua imagem estava sendo indevidamente utilizada no PES 2017, mas tudo terminou com um acordo.

publicidade

Em novembro do ano passado, já havia sido determinado que a EA não poderia utilizar imagens relacionadas ao astro, falecido em 2020, em seus jogos e materiais publicitários.

Cessar de imediato o uso das marcas, indicadas no anexo 8º. do processo, que se encontram emqualquer mídia, além de se abster de usar estas mesmas nas plataformas em que distribui FIFA 21, FIFA Ultimate Team, FIFA Street, FIFA World Class Soccer, Football Manager e EA Ultimate Player (…) Assim como também cessar a publicidade a publicidade dos produtos citados, seja em panfletos, internet, rádio, televisão e/ou qualquer outro meio de difusão“, diz a determinação do juiz federal argentino Marcelo Gota. 

Até o momento, pessoas que tem o ídolo em seu time vão continuar podendo usá-lo, mas pode ser que isso mude a qualquer momento, embora não existam indícios da remoção total de Maradona do jogo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar