A Meta assusta internet com exploração de conteúdo adulto no seu metaverso; padrões são confusos

Pensando em todos os públicos, a Meta (dona do Facebook) adicionou uma tag para maiores de 18 anos no Horizon Worlds, focando em conteúdo adulto. 

publicidade
Meta adiciona tag para conteúdo adulto no Horizon Worlds (Imagem: Facebook/Divulgação)

Em fase experimental, a Meta está expandindo o tipo de conteúdo que quer adicionar no Horizon Worlds (seu mundo de realidade virtual no metaverso), totalmente interativo. 

Na nova política publicada pela Meta, a empresa adicionou uma tag de 18 anos ou mais para mundos criados por usuários, que permite que os criadores incluam conteúdo “maduro” (inclusive os que foram excluídos anteriormente).

publicidade

Os criadores que publicaram conteúdo adulto antes da nova política, receberam um e-mail dizendo que precisam marcar manualmente se o conteúdo é adulto ou se é seguro para todos os públicos. É a única forma de liberar a restrição para maiores de 18 anos. Essas informações são da UploadVR

Isso quer dizer que alguns conteúdos banidos antes, agora poderão ser acessados na plataforma e adaptados as novas configurações. 

Anteriormente, conteúdos sexualmente sugestivos, consumo de álcool e drogas e ações com teor violento eram completamente banidos do Horizon Worlds.

Agora, no mundo virtual da Meta, é possível que estes tipos de conteúdo sejam adicionados, mas claro, fazendo a devida marcação de “conteúdo adulto”. 

publicidade

Porém, não é a casa da mãe Joana, não. Ainda existem algumas restrições. As categorizações incluem, conforme a própria política, marcações como: “sexualmente sugestivo”. 

Isso quer dizer que pornografia explícita é proibida. Ainda adicionam que  “nudez, representações de pessoas em posições explícitas, ou conteúdo ou mundos que sejam sexualmente provocativos ou implícitos” são terminantemente proibidos. 

Não está tudo liberado na Meta

Essas proibições e restrições também valem para substâncias entorpecentes e violência. É possível ter “mundos maduros” focados em determinada coisa (como a maconha, legalizada em alguns lugares dos Estados Unidos).

A política traz a possibilidade da promoção de maconha, álcool, tabaco ou atividades regulamentadas por idade (incluindo jogos de azar), mas fica proibido “drogas ilegais ou abuso de medicamentos prescritos”. (regras padrão nos EUA)

publicidade

Para violência, as coisas ficam um pouco mais nebulosas. Pode ter “conteúdo ficcional intenso ou excessivamente violento”, incluindo sangue e agressões (para personagens). Eles colocam que este conteúdo pode “chocar ou enojar os usuários”, mas fica proibido demonstrar violência na vida real (fisicamente entre humanos). 

Aí que está: algumas questões são mais difíceis de identificar e restringir, já outras, mais simples. Por exemplo, sobre as drogas, já que nos EUA alguns lugares têm drogas legalizadas, em outros, não. 

Mesma coisa em relação à violência. Como garantir que os acontecimentos no Horizon Worlds não vão ser transferidos para a realidade?

A Meta passou por algumas questões sobre assédio no Horizon Worlds que chocaram a comunidade que a acompanha. Algumas ferramentas estão sendo implementadas para minar este tipo de ação. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar