NASA adia lançamento da Artemis I em direção à Lua; próxima janela será em alguns dias

Leandro Kovacs

29 de agosto de 2022

Mesmo com o lançamento não-tripulado, o risco de não estar 100% pronto e com sistemas em estados perfeitos pode gerar grande dor de cabeça. Então, a NASA decidiu pela suspensão do lançamento da missão Artemis I, a primeira no retorno do homem à Lua. Nova janela para a missão ocorrerá em breve.

publicidade

(Imagem: NASA/Divulgação)

O lançamento programado para hoje às 8:33 (ETC), cerca de 09:33 (horário de brasília) começou a apresentar alguns problemas pela manhã, enquanto eram feitos os últimos testes antes do lançamento. Isso levou ao adiamento da missão básica para nossa expansão no espaço.

Por que a NASA adiou o lançamento?

Uma série de ocorrências em sistemas diversos do foguete, com hidrogênio e oxigênio líquido (propelentes), começou a chamar a atenção dos engenheiros ainda cedo durante a madrugada.

A partir disso, os engenheiros e técnicos foram dando continuidade à missão assim que solucionavam algum problema anterior, mas logo encontravam outro na etapa seguinte.

publicidade

Por exemplo, se algo não estiver 100%, mas em uma margem de segurança de 98% onde é possível continuar. A diferença está na complexidade de um foguete, são diversos sistemas interligados e quando começam a ter problemas dessa natureza, eles se acumulam.

O acúmulo de pequenas falhas é que pode resultar em uma grande catástrofe, mesmo que não tenha tripulação nesta missão em específico. É preciso lembrar que existe uma perda enorme de dinheiro em uma situação assim, atrapalhando outras etapas do projeto.

Atravessando todas essas incertezas, o controle da missão Artemis I da NASA, adiou em 40 minutos o horário do lançamento, dando aos engenheiros uma última chance de tentar descobrir como resolver as questões.

Diversos pequenos contratempos e defeitos foram solucionados. Porém, a maioria não totalmente, deixando muitas dúvidas e receios. Por segurança, o controle da missão resolveu adiar o lançamento.

A próxima janela de lançamento é na sexta-feira, 2 de setembro, possivelmente no mesmo horário ou próximo do marcado hoje. Apesar do cancelamento, os engenheiros continuam trabalhando para coletar o máximo de dados a fim de solucionar os problemas, garantindo o sucesso da missão.

Qual foi o grande problema na Artemis I?

Segundo a própria NASA, o maior problema se deu no estágio em que o combustível passa dos tanques (os quais são resfriados) até o motor, onde alcançam a temperatura ideal para o lançamento. O motor mais afetado era um dos RS-25, chamado na estrutura de motor 3.

Como não ocorria da forma esperada, suspeitas foram levantadas, inclusive, sobre possíveis rachaduras em alguns dos sistemas (reservatórios ou conexões).

“Os controladores de lançamento condicionam os motores aumentando a pressão sobre os tanques do estágio principal para sangrar parte do propulsor criogênico para os motores e levá-los à faixa de temperatura adequada para iniciá-los. O motor 3 não está sendo condicionado adequadamente através do processo de sangramento, e os engenheiros estão solucionando problemas.”

Agora, basta esperarmos por mais informações da NASA sobre o próximo lançamento no fim da semana.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.