NASA divulga nova imagem 3D das dunas de Marte

A sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) está na órbita de Marte explorando o planeta vermelho através das incríveis imagens tiradas pela câmera HiRISE (High Resolution Imaging Experiment) desde 2006. E agora, a Nasa divulgou uma incrível imagem 3D do movimento da poeira nas dunas em Marte, que têm sido monitoradas pela sonda.

publicidade
dunas de Marte
Imagem 3D das dunas em Marte (Imagem: Reprodução / @HiRISE via Twitter)

Imagem 3D das dunas de Marte

O perfil já é conhecido por suas imagens fantásticas do planeta vermelho. O post em questão não traz muitos detalhes sobre a foto, exceto que ela foi tirada sobre a região Nili Patera, onde estão localizadas as dunas.

HiRISE 3D: Dunas em Nili Patera

Agora, quem não gosta de uma imagem de dunas em 3D? Preste atenção no “fio” de areia do lado direito da imagem. Interessante como isso pode ter se formado!

https://uahirise.org/anaglyph/ESP_023353_1890_ESP_023076_1890_RED
NASA/JPL-Caltech/UArizona
#Mars

publicidade

É importante mencionar que, assim como em outras fotografias nas páginas (3D de forma geral), é necessário utilizar óculos anáglifos para observar o efeito — aqueles óculos que viraram febre em cinemas com uma lente azul e uma vermelha.

Onde ficam as dunas

As dunas estão localizadas em Nili Patera, uma região formada em parte por um vulcão colapsado de Syrtis Major conhecido por ter fluxos singulares de lava formadora de basalto e dacito, um tipo de rocha ígnea vulcânica bastante rara no planeta.

A Nasa diz que a região de Nili Patera tem dunas barchan, dunas com formato crescente resultado da ação contínua de ventos que sopram em uma única direção. A ação desses ventos faz com que a areia fique se aglomerando em pequenos montes que vão crescendo até formar as dunas.

Além disso, com a própria ação do vento os grãos de areia formam pequenos canais ondulados na “encosta” das dunas e quando outros grãos de areia chegam ao topo dessas dunas eles descem pelas encostas menores, onde não existem os canais.

publicidade

Todo esse movimento faz com que as dunas mudem sua localização e forma gradualmente ao passar do tempo, o que faz com que seja de extrema importância estudá-las agora.

No perfil da HiRES você pode encontrar várias outras imagens tiradas da superfície marciana, a maioria delas em 3D.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar