Sem registrar onde você está! Atualização do Facebook não apresenta sua localização

O Facebook já anunciou uma atualização que removerá os dados sobre localização do usuário. Até então, a rede social possuía funcionalidades que pediam o acesso à localização dos usuários. Um exemplo é o recurso de “Amigos nas Imediações” e as atualizações sobre o tempo. 

publicidade
(Imagem: Timothy Hales Bennett/Unsplash

Desde o dia 31 de maio, todas as funcionalidades relacionadas a dados sobre localização estão excluídas do Facebook. O Meta, informou que tomou tal decisão devido à baixa adesão dos usuários por este recurso. Além disso, é uma maneira de prezar pela segurança dos usuários em meio a tantos golpes e fraudes baseados nos dados coletados em redes sociais. As informações foram divulgadas pelo The Verge.

Porém, o histórico de localização permanecerá disponível até o dia 1.º de agosto. Após este período, todas as informações serão automaticamente excluídas. Mas é importante explicar que, apesar de os recursos serem descontinuados, o Facebook manterá a coleta e dados de localização dos usuários visando o ajuste de outras experiências na plataforma. 

publicidade

Segundo a rede social, essas experiências estão relacionadas a check-ins e otimização de anúncios, por exemplo. Desta forma, os interessados terão como administrar a coleta de informações a respeito da localização e fazer as modificações quando e se necessárias. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Por outro lado, os usuários que não quiserem perder os dados de localização terão a oportunidade de acessar as configurações do perfil e baixá-las. 

Para ter acesso ao histórico de localização, é necessário acessar o Facebook, selecionar a seta localizada no canto superior direito da tela, procurar por “Configurações e privacidade” e depois “Configurações”. O acesso ao arquivo estará na seção “Suas informações”, no app, ou “Suas informações no Facebook” no desktop.

publicidade

Após abrir essa página, opções para baixar diversos dados salvos no Facebook estarão disponíveis. É possível selecionar quais informações deseja fazer download. Para baixar o histórico de localização, marque a seleção “Seus locais” e desmarque as restantes. Selecione “Solicitar um download”, no navegador, ou pressione “Criar arquivo”, no aplicativo.

Recurso de localização do Facebook 

Vale lembrar que qualquer usuário pode desativar o acesso do aplicativo do Facebook de localização a qualquer momento. Basta acessar as configurações de privacidade do iOS e do Android. Entretanto, esta alteração pode afetar a experiência de uso do programa, sobretudo em relação ao algoritmo de recomendação de conteúdo e de anúncios.

Com leis cada vez mais severas sobre o acesso a dados pessoais, a iniciativa da rede de Mark Zuckerberg vai no sentido de se isentar de culpa no caso de possíveis vazamentos. Quanto menos informações a rede armazenar, menores as chances de sofrerem consequências legais, principalmente quando se trata de um recurso que pouca gente utiliza.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar