NASA está enviando corpos artificiais para a Lua em experimento bizarro

Um novo experimento da NASA tem sido considerado um tanto quanto bizarro. Trata-se do envio de corpos artificiais femininos para a Lua no intuito de analisar os riscos de radiação. 

publicidade
NASA está enviando corpos artificiais para a Lua em experimento bizarro
NASA está enviando corpos artificiais para a Lua em experimento bizarro. (Imagem: NASA/Lockheed Martin/DLR)

Esta é a fase de testes, até que a agência espacial dos Estados Unidos da América (EUA) consiga enviar mulheres reais para a Lua. Os testes têm sido feitos justamente pela crença de que os corpos apresentam um risco maior para impactos negativos de radiação espacial.

Foi então que surgiram os manequins, Helga e Zohar, cujos torsos são feitos de materiais que se assemelham a ossos, tecidos moles e demais órgãos de uma mulher adulta.

publicidade

Ao todo, são mais de 10 mil sensores e detectores de radiação capazes de rastrear os efeitos do espaço nesses materiais. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qual é o objetivo do experimento da NASA?

O plano da NASA é enviar os dois corpos artificiais femininos para o espaço na missão Artemis 1, cujo propósito é testar a tecnologia que poderá levar humanos em massa à Lua em poucos anos. A previsão é para que essa missão seja lançada até o final deste ano na cápsula Orion em uma viagem ao redor da Lua. 

Conforme estabelecido pela NASA, um dos manequins usará um colete de proteção contra radiação, enquanto o outro ficará desprotegido para suportar os efeitos do espaço por conta própria. Ainda haverá um terceiro manequim com o objetivo de coletar dados a respeito da maneira como o voo vibra e acelera o corpo humano. 

publicidade

O que dizem as pesquisas da NASA?

Pesquisas mais antigas feitas pela NASA identificaram que a exposição à radiação tem maior probabilidade de causar câncer nas mulheres. Também acredita-se que a radiação é capaz de gerar um impacto mais negativo na saúde reprodutiva feminina. 

O objetivo é analisar estes efeitos com agilidade, antes de enviar uma tripulação na missão Artemis 2 ao redor da Lua, prevista para acontecer em 2024. O desejo da agência espacial norte-americana é pousar uma mulher na superfície lunar até 2025.

Os torsos foram projetados pelo Centro Aeroespacial Alemão. De acordo com Thomas Berger, do DLR Institute of Aerospace Medicine, a ideia é “descobrir exatamente como os níveis de radiação afetam as astronautas ao longo de um voo inteiro para a Lua e quais medidas de proteção podem ajudar a neutralizar isso”.

Helga e Zohar devem permanecer em órbita por seis semanas. Os torsos femininos devem ser lançados em algum momento deste verão, embora uma data exata não tenha sido divulgada pela NASA.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar