NASA revela significado de cratera misteriosa em Marte

Um ponto já conhecido do Planeta Vermelho tem novas informações reveladas ao seu respeito. A NASA revelou o significado de uma misteriosa cratera em Marte. Os detalhes são impressionantes e marcam, publicamente, o avanço nas pesquisas sobre o próximo destino humano no espaço.

publicidade
Imagem da cratera Airy-0 (Imagem: NASA/Divulgação)
Imagem da cratera Airy-0 (Imagem: NASA/Divulgação)

Cratera de Marte marca ponto central de observação

As imagens foram divulgadas pela NASA, através de sua conta oficial no Instagram. As informações descritas na legenda da foto trouxeram muitas informações ricas e inéditas sobre o planeta vermelho.

“Você está olhando para a longitude de 0° em Marte — o equivalente do Observatório de Greenwich no Planeta Vermelho.”

publicidade

É muito interessante saber que um planeta afastado da Terra contém um marco significativo em seu ponto central de observação. O equivalente em nosso planeta foi sugerido como “ponto central” em 1851, mas levou 33 anos até ser adotado oficialmente por todos os países.

O “novo” ponto zero de Marte fica dentro de uma cratera maior, chamada Airy, que no princípio dos estudos e observações servia como o ponto específico para cálculos.

Com os avanços dos instrumentos de imagem usados pelos cientistas, a cratera inicial ficou muito “vaga” para ser um ponto específico de cálculos. Por esse motivo, se buscou o novo ponto de referência (agora batizado de Airy-0), ampliando a precisão dos dados coletados e calculados pelos estudiosos.

Todas as novas imagens capturadas foram feitas pelo Experimento de Ciência de Imagens de Alta Resolução (HiRISE), presentes no orbitador chamado originalmente de Mars Reconnaissance Orbiter.

publicidade

Desde sua revelação no perfil da NASA, a imagem já recebeu quase meio milhão de curtidas e um número superior a mil comentários.

Imagens da NASA despertam sentimentos sobre a cratera de Marte

São tantos comentários que podemos separar alguns para exemplificar os sentimentos apresentados por usuários ao se depararem com a imagem inédita. 

“Quem sabe quem é o dono deste Planeta Marte? Quem autorizou essa exploração?” é um exemplo que está entre as mais bem humoradas que conseguimos retirar do perfil.

Outras fazem alusão a criação divina de todo o universo: “Toda a criação de Deus abrange a beleza e o universo não é uma exceção”.

publicidade

Alguns usuários, por outro lado, demonstraram interesse na revelação de uma data próxima para o envio de humanos ao planeta vermelho: “Isso é épico, algum plano futuro para visitá-lo ou Marte?”

Até comentários feitos por brasileiros estão presentes no post. “Que inteligência! Tudo para ajudar a humanidade, amo a NASA”, escreveu um deles.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar