iPhone 13 fabricado no Brasil vai ser mais barato?

O iPhone é conhecido por três coisas: qualidade, desempenho e preço. Com certeza, é um dos aparelhos celulares mais famoso do mundo, a ponto de que celulares produzidos há anos atrás ainda dominam o mercado. Mas, o que aconteceria se o iPhone 13 fosse fabricado no Brasil?

publicidade
iPhone 13 fabricado no Brasil
Imagem: Reprodução / @joaomenicucci via Twitter

Na verdade, um usuário da marca relatou na última quinta-feira (27), que unidades do celular da linha que marca o topo dos smartphones da Apple hoje estavam sendo produzidas em território nacional. Segundo ele, na caixa do seu iPhone 13, comprado por um vendedor oficial da marca, vem explícito que  o produto foi “montado no Brasil”.

Onde os iPhones são fabricados?

Os celulares da Apple passam por um processo de fabricação em duas partes. O projeto dos aparelhos é desenvolvido nos Estados Unidos, mas a montagem dos dispositivos são feitas, em sua maioria, pela Foxconn na China (que também possui fábricas em outros lugares do mundo, incluindo o Brasil).

publicidade

Já no Brasil, a Anatel fazia a homologação do iPhone 13 constando que as quatro fábricas responsáveis pela montagem do aparelho encontram-se na China, mas na última revisão a Apple incluiu na listagem uma fábrica da Foxconn que se encontra em Jundiaí, São Paulo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acabei de receber um iPhone 13 feito no Brasil pela Foxconn. MLPF3BR/A A2633. Comprado de um revendedor Apple Premium chamado iPlace. No entanto, nada no Google sobre a Apple produzindo iPhones no Brasil. Ou eu perdi alguma coisa?”, questionou João Menicucci em seu tweet.

iPhone 13 fabricado no Brasil, preços mais acessíveis?

Em nota, a Apple já havia anunciado ter começado a fabricar o iPhone 13 no Brasil – mas apenas o modelo A2633, modelo padrão da família. O iPhone 13 mini (A2628), iPhone 13 Pro (A2638) e iPhone 13 Pro Max (A2643) continuam a ser importados.

publicidade

Para o consumidor, entretanto, isso não deve fazer diferença alguma, já que o valor do aparelho continua o mesmo. O modelo pode ser encontrado a partir de R$7.6 mil reais com tela de 6,1 polegadas na versão de 128 GB de armazenamento.

Algo parecido aconteceu com o iPhone 11, que também teve produção nacional em 2020, mas seu preço permaneceu o mesmo.

É importante lembrar que mesmo com o incentivo fiscal da produção nacional a empresa ainda tem que importar os materiais, em meio à crise da falta de componentes.

Além disso, a Apple trabalha com um modelo de fixação de preço. Assim sendo, a maneira mais certa de conseguir um iPhone 13 a preços  mais razoáveis é esperando uma promoção da Apple, ou o lançamento da próxima versão do iPhone.

publicidade

O que você acha da atitude da Apple de manter o preço do iPhone 13 mesmo ele sendo montado aqui no Brasil?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar