NASA suspendeu caminhadas espaciais após vazamento crítico em Trajes

No final de março deste ano, o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Matthias Maurer foi pego de surpresa por um vazamento de água dentro de seu capacete durante uma EVA (atividade extraveicular) para a ISS (Estação Espacial Internacional). Como resposta, a NASA suspendeu as caminhadas espaciais não urgentes para investigação do problema.

publicidade
NASA suspendeu caminhadas espaciais
Astronautas podem estar em perigo devido a vazamentos em trajes espaciais (Imagem: Reprodução / NASA)

As informações chegaram durante uma coletiva de imprensa no último dia 17 de maio. A agência informou que uma investigação minuciosa será conduzida nos trajes espaciais da UEM (Unidade de Mobilidade Extraveicular).

NASA suspendeu caminhadas espaciais devido aos perigos do vazamento

Pode parecer que o problema já devia ter sido resolvido, mas a verdade é que o capacete no qual o problema foi identificado só vai chegar na Terra em julho. Assim, a NASA decidiu interromper atividades desnecessárias por enquanto.

publicidade

Segundo o relato de Maurer, a água foi descoberta em uma das camadas do capacete, algo não tão incomum assim (o que chamou a atenção mesmo foi a quantidade).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 “O traje às vezes gera um pouco de água, mas isso foi um pouco além do que nossa experiência normal enfrenta (…) Foi especificamente a quantidade de água que chamou nossa atenção”, disse a vice-gerente do programa da ISS no Centro Espacial Johnson, da NASA, Dana Weigel.

Os próximos passos consistem na análise das amostras de águas encontradas e dos filtros do traje para descobrir o problema.

publicidade

Problema já visto antes

Essa não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Em 2013, o astronauta Luca Parmitano, também da ESA, quase foi afogado por um vazamento de água em seu capacete que acabou cobrindo o seu nariz.

O mesmo traje voltou a apresentar defeitos em 2015, agora com o astronauta da NASA Terry Virts, que notou gotas de água em seu capacete.

Os atuais trajes espaciais têm mais de 40 anos e apenas 18 deles na ISS estão em condições utilizáveis. A NASA já até produziu nos trajes mas devido a problemas financeiros os trajes antigos serão utilizados até 2028, ou pelo menos esse era o plano original. Que deve ser alterado agora depois desse novo vazamento.

Para remediar o problema, ou pelo menos amenizar, a NASA está enviando almofadas especialmente feitas para absorver umidade. 

publicidade

Temos um tipo muito fino de almofadas absortivas que podemos colocar no interior do capacete”, disse Weigel. “Um deles está na parte de trás do fone de ouvido da tripulação, e o outro é uma espécie de banda que sobe sobre a cabeça. É como uma bandana, mas estaria presa à camada interna da bolha do capacete. E isso ofereceria alguma atenuação”.

Mas as almofadas são apenas um plano de contingência caso os astronautas precisem reparar algo no espaço. A solução definitiva deve ser revelada após as investigações.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar