Novo robô de Elon Musk vai valer mais que a Tesla

Pode que em breve o mundo conheça o robô de Elon Musk. O chefe da Tesla anunciou que o próximo projeto da empresa é desenvolver um “robô humanóide”: o Tesla Robot. Na quinta-feira, o empresário disse que teria um protótipo inicial até 2022. O modelo também ganhou o apelido de Optimus.

publicidade
Novo robô de Elon Musk vai valer mais que a Tesla
Novo robô de Elon Musk vai valer mais que a Tesla. Imagem: divulgação

O objetivo da tecnologia é eliminar empregos perigosos ou chatos para humanos, explicou Musk em um evento online sobre os avanços da IA ​​da Tesla.

Conheça alguns detalhes técnicos sobre o robô de Elon Musk:

publicidade
  • Para contornar isso, ele terá a mesma tecnologia sem motorista semiautônoma dos carros da Tesla;
  • O robô usará inteligência artificial e terá várias câmeras para analisar o terreno e ver os obstáculos;
  • Pode atingir uma velocidade de 8 km/h, tem 1,73 m de altura e pesa 57 kg. Além disso, pode transportar até 20 kg de carga;
  • Há uma tela na sua cabeça, como um celular ou um computador, onde você pode transmitir informações;
  • Sua mão é como uma mão humana (com 5 dedos), e o robô possui 40 atuadores eletromecânicos, motores elétricos para se movimentar.

Apesar da antecipação da sua estreia, o Optimus Prime ainda é inexistente. Durante a apresentação, um homem vestido de robô subiu ao lado de Musk e mostrou um pouco de dança.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A controvérsia sobre a “direção autônoma” do robô de Elon Musk não foi resolvida na reunião online de duas horas e meia, e o público não levantou nenhuma dúvida a respeito.

publicidade

Musk promete que seus futuros robôs serão “bons”. Segundo o bilionário, o robô Tesla será “amigável” e construído de tal forma que, em qualquer situação, “você pode fugir dele e desligá-lo”.

“Espero que isso nunca aconteça, mas nunca se sabe”, brincou.

A Tesla, empresa de Elon Musk, está sob investigação

O anúncio ocorre no momento em que a empresa está conduzindo uma investigação sobre seu sistema de direção hidráulica. O sistema estava sendo analisado por reguladores dos EUA após uma série de incidentes.

A Tesla é conhecida por convencer os motoristas de que os veículos equipados com sistemas de “piloto automático” podem dirigir sozinhos.

publicidade

Segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), os incidentes ocorreram em 2018 e incluíram um acidente fatal e sete acidentes que resultaram em feridos.

A NHTSA “está comprometida em garantir os mais altos padrões de segurança nas rodovias do país”, disse um porta-voz da agência.

O fundador da Tesla, Elon Musk, é um defensor do piloto automático, e a fabricante de carros elétricos vem alertando que precisa de “supervisão ativa do motorista” ao volante.

Os críticos – incluindo o Congresso – disseram que o sistema era fácil de enganar e pediram que a NHTSA tomasse medidas.

A Tesla não respondeu ao pedido de comentário da AFP. De qualquer modo, parece que o robô de Elon Musk tirou bastante o foco desse escândalo.

No incidente citado pela NHTSA, “vários modelos da Tesla” estiveram envolvidos em acidentes que acabaram englobando veículos auxiliares. Alguns deles foram choques “direcionados diretamente a veículos de equipamentos de resgate primários”, disse um porta-voz da NHTSA.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar