Lâmpada inteligente: O que é e como funciona

Além de funções como ajustar a cor e a intensidade da luz, a lâmpada inteligente também conta com conectividade sem fio. Com o avanço da tecnologia e o advento do conceito de casa conectada, até as luzes residenciais tradicionais evoluíram e agora têm o nome de “inteligentes”.

publicidade
Lâmpada inteligente pode ser controlada por smartphones. (Imagem: Divulgação)

São dispositivos que podem ser controladas a partir de um telefone ou de um assistente virtual. Com comandos simples e rápidos, elas vão além dos interruptores usuais e utilizam smartphones para ajustar a intensidade e até mudar a cor da luz. Esses dispositivos podem até ser gerenciados remotamente.

Apesar dos avanços tecnológicos, a lâmpada inteligente herdou a forma dos modelos tradicionais. A maioria dos dispositivos inteligentes vendidos no Brasil também usa soquetes E27, que são os soquetes mais comuns nos lares brasileiros.

publicidade

A instalação é, portanto, simples: basta desparafusar a lâmpada tradicional, parafusar o dispositivo inteligente e configurá-lo no telefone através de um aplicativo compatível.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No entanto, é importante observar: nem todas as luzes inteligentes são iguais ou funcionam em todas as casas. A seguir, saiba mais sobre como esses dispositivos funcionam.

A primeira lâmpada inteligente

Dispositivos inteligentes permitem configurações automatizadas para facilitar o trabalho diário do usuário. Por exemplo: as luzes podem ser configuradas para acender lentamente quando você acordar ou até mesmo definir uma hora do dia para desligar automaticamente.

publicidade

Em 2012, a Philips lançou oficialmente a Philips Hue, a primeira lâmpada inteligente no varejo dos EUA. Na época, o produto já contava com recursos semelhantes aos atuais, como o controle a partir de um smartphone (mesmo fora de casa) e a possibilidade de alterar a cor e a intensidade das luzes.

Afinal, como elas mudam de cor?

A lâmpada inteligente usa diodos emissores de luz, também conhecidos como LEDs. É uma tecnologia que pode ser encontrada em diversos aparelhos eletrônicos, como TVs, celulares e até mesmo as lâmpadas tradicionais atuais.

No caso da iluminação inteligente, esses pequenos LEDs estão localizados dentro da lâmpada e funcionam em grupos de três vermelho, verde e azul.

Assim, cada grupo acende com uma intensidade diferente e juntos conseguem reproduzir uma quarta cor – semelhante ao que acontece quando cores de pigmentos diferentes são misturadas.

publicidade

Dependendo do aplicativo usado para controlar o dispositivo, as predefinições de cor e intensidade podem ser definidas para determinadas ocasiões, como noite e leitura. Alguns modelos também podem responder à música ambiente.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar