Olhe para cima: Júpiter estará em sua posição mais próxima da Terra nos próximos dias

Mariana Souza

19 de setembro de 2022

Pode ser que você consiga enxergar Júpiter de pertinho nos próximos dias. O planeta gigante estará em perfeita sintonia com a Terra.

publicidade
Mancha Vermelha de Júpiter

Mancha Vermelha de Júpiter. (Imagem: Divulgação/NASA)

Dia perfeito para ver Júpiter

Alguns cientistas do observatório de estrelas da NASA afirmam que na noite do próximo dia 26 de setembro Júpiter estará na oposição perfeita com a Terra, podendo ser visto tranquilamente.

Na verdade, a oposição ocorre a cada 13 meses e faz com que o planeta pareça realmente maior e mais brilhante se comparado a qualquer outra época do ano.

Entretanto, nesta ocasião, Júpiter fará sua maior aproximação com a Terra dos últimos 70 anos.

publicidade

Isso é explicado porque tanto o planeta gigante quanto o planeta água não orbitam em círculos perfeitos sob o Sol, fazendo com que os planetas passem por distâncias diferentes ao longo do ano.

Por isso que raramente acontece de ter uma oposição tão perfeita e com menor distância, ambos os pontos também são difíceis de coincidirem.

Na menor distância, Júpiter estará cerca de 365 milhões de milhas de distância da Terra. No ponto mais distante, são cerca de 600 milhões de milhas de distância.

O astrofísico pesquisador do Marshall Space Flight Center da NASA, Adam Kobelski afirma:

“Com bons binóculos, as faixas (pelo menos a faixa central) e três ou quatro dos satélites galileanos (luas) devem ser visíveis”.

Prepara-se para ver o planeta gigante

É recomendável o uso de um telescópio maior para ver a Grande Mancha Vermelha do planeta ou mais detalhes.

Outra recomendação de Kobelski é tentar ir a um local alto e que tenha uma área escura e seca – a área rural é bem recomendada para isso. A vista será ideal alguns dias antes e depois do dia 26 de setembro também.

Kobelski diz:

“Então, aproveite o bom tempo em ambos os lados desta data para apreciar a vista. Fora da Lua, deve ser um dos (se não o) objetos mais brilhantes no céu noturno.”

Júpiter tem 53 luas nomeadas, mas os estudiosos acreditam que o planeta possua mais de 70 luas. Quatro delas são conhecidas como satélites galileanos, por conta de Galileu Galilei, o primeiro a observá-las.

Os nomes são:  Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

Se for usar um binóculo ou telescópio, as luas poderão ser enxergadas como pontos brilhantes próximos a Júpiter.

Juno é a sonda enviada da NASA para explorar a superfície do planeta gigante, bem como as luas que o rodeiam.

Imagens lindas são fornecidas pela sonda desde 2016 e também contém dados sobre a atmosfera, estrutura, campo magnético e informações internas.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza