Olhe para o céu em agosto: saiba quais planetas que estarão em destaque e visíveis neste mês

Este mês trará disposições diferentes no céu. Fique de olho quais planetas estão mais aparentes e observe como e quando puder.

publicidade
(Imagem: Leandro Kovacs/Bit Magazine)

Cronograma espacial

Saturno lidera os planetas, passando pela oposição no meio do mês – nascendo quando o sol se põe, atingindo o pico mais alto no céu do sul à meia-noite e se pondo ao nascer do sol.

Mercúrio só poderá ser visto com binóculos durante todo o mês. Já Vênus é nosso planeta matinal e poderá ser visto dessa maneira.

publicidade

Júpiter e Marte começam a aparecer no céu depois da meia-noite, mas só a partir da segunda metade do mês. Serão muitos planetas dispostos no espaço para visualização.

Saturno

Saturno começa a aparecer no entardecer durante grande parte de agosto. Até que Júpiter faça sua aparição algumas horas depois, Saturno é a solitária “estrela” brilhante no céu noturno.

O planeta dos anéis poderá ser visto a olho nu como um ponto dourado de luz caminhando no espaço para o sul à meia-noite e se pondo no oeste-sudoeste durante o amanhecer. Na noite de lua cheia do dia 11 de agosto, Saturno estará especialmente brilhante.

Saturno. (Imagem: Divulgação/NASA)
publicidade

Mercúrio

Desde o primeiro dia de agosto será possível ver Mercúrio no espaço.

Cerca de meia hora após o pôr do sol, faça uma varredura abaixo do horizonte oeste-noroeste e tente encontrar este pequeno planeta veloz brilhando – porém, você terá que usar binóculos.

Em 27 de agosto, Mercúrio atinge seu maior alongamento e poderá ser visto de maneira especial aqui no hemisfério sul.

Mercúrio. (Imagem: Divulgação/NASA)
publicidade

Vênus

No começo de agosto já será possível ver Vênus logo após o amanhecer. Entretanto, já para o fim do mês, a visibilidade de Vênus fica um pouco mais complicada.

Em 25 de agosto, ajuste seu despertador para às 5h30 e olhe para baixo em direção ao horizonte leste-nordeste para ver uma lua crescente bem pertinho de Vênus.

Vênus. (Imagem: Divulgação/NASA)

Júpiter

No início de agosto, Júpiter estará um pouco mais difícil de enxergar, mas no dia 14 de agosto, o planeta estará pairando bem pertinho da Lua.

Em 31 de agosto, Júpiter estará magnífico, chamado de “Big Jupe” e poderá ser visto por volta das 22h40.

Júpiter. (Imagem: Divulgação/NASA)

Marte

Nos primeiros dias de agosto, Marte nasce durante o dia, perto do meio-dia. Por conta da translação da Terra, em alguns momentos do ano, a distância entre à Terra e Marte diminui, este é o caso deste mês.

Além de Marte, também será possível observar algumas estrelas. Leve um binóculo e fique de olho no céu.

Marte. (Imagem: Divulgação/NASA)

Com informação: Space.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar