Você vai se surpreender ao ver o protótipo inicial do iPhone

Em 2007, a Apple impressionou o mundo com a versão original do iPhone. O que poucos sabem é que este não foi o único design a ser considerado na época. O protótipo foi revelado pelo ex-engenheiro da Apple, Tony Fadell. 

publicidade
Protótipo inicial do iPhone é irreconhecível
Protótipo inicial do iPhone é irreconhecível. (Imagem: Divulgação/ Tony Fadell)

Fadell é um aclamado inventor, tendo sido a mente por trás do iPod e do iPhone, antes de se desvincular da gigante da tecnologia no ano de 2008. Até um ano antes, o único dispositivo móvel criado pela Apple havia sido o iPod. 

Logo, não é de se estranhar que o protótipo inicial do iPhone fosse similar ao iPod, o que pode ser observado em uma foto extremamente rara compartilhada pelo TechCrunch.

publicidade

Na época, o falecido fundador da Apple, Steve Jobs, tinha o intuito de construir o próprio protótipo logo após uma parceria fracassada entre o iTunes e a Motorola. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No projeto inicial de Fadell, é possível identificar como a Apple tentou inserir toda a tecnologia possível do telefone dentro do iPod. Porém, esta investida foi descartada em prol de um iPhone construído da estaca zero. Contudo, o protótipo apresentou a icônica roda de clique do iPod. 

O aparelho também tinha um teclado número para a inserção de dígitos no aparelho, além de uma pequena câmera posicionada na parte de trás. A tela era extremamente pequena – notoriamente inferior à tela de 3,5 polegadas do iPhone original. 

publicidade

“Fizemos o iPod Plus Phone. Você pegou o fone de ouvido, que tinha um microfone e uma orelha. Pode usar a Click Wheel para selecionar os números e nomes, ou você pode discar com ela, como um telefone rotativo, que foi a morte final dele. Mas você não pode digitar nada, porque não há entrada de texto. Era um iPod Classic com um telefone nele”, explicou Fadell. 

Fadell lembra o quão Steve Jobs estava interessado no funcionamento do sistema. Mas, no geral, a ideia simplesmente não se encaixava em um smartphone (razão pela qual o respectivo design não foi concluído). 

A história do primeiro iPhone

Conforme informado, o primeiro iPhone da Apple foi anunciado em 9 de janeiro de 2007 – embora não tenha sido liberado para venda até junho daquele ano. O prazo estendido fazia parte dos planos do falecido fundador da Apple, que até então, havia visualizado a tela multitoque apenas em computador dois anos antes.

O iPhone continha os seguintes aplicativos nele: tarifa da Apple como telefone, calendário, clima, notas e muito mais. Contudo, não era possível instalar aplicativos de terceiros através da Apple App Store oficial até julho de 2008.

publicidade
Steve Jobs apresenta o primeiro iPhone em 2007. (Imagem: Divulgação/Apple)

Ainda faltavam muitos recursos no lançamento, incluindo uma câmera frontal para selfies, gravação de vídeo e até uma lanterna. Na ausência de uma lanterna, alguns dos primeiros aplicativos do iPhone permitiam a configuração de uma tela branca para o brilho máximo.

Quando o iPhone foi lançado, ele tinha uma pequena tela de 3,5 polegadas, em comparação aos modelos atuais que geralmente variam de 5,8 polegadas a 6,7 ​​polegadas de diâmetro.

Quando foi divulgado pela primeira vez a Apple foi ridicularizada por muitos. As pessoas brincavam sobre fazer chamadas telefônicas em um iPod glorificado e achavam que a falta de um teclado físico nunca iria pegar.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar