Orkut vai voltar em 2022? Mensagem misteriosa levanta dúvidas

A internet está pegando fogo após um acontecimento que pegou os usuários das redes sociais de surpresa. O site oficial do Orkut, uma das redes sociais mais famosas de todos os tempos e que foi desativada em 2014, foi reativado.

publicidade
Orkut vai voltar
Fundador do Orkut deixa mensagem no site da plataforma (Imagem: Reprodução / Orkut)

O engenheiro de software Orkut Buyukkokten, fundador do primeiro site do tipo a fazer sucesso no Brasil, deixou uma mensagem na plataforma. Mas, afinal de contas, isso quer dizer que o Orkut vai mesmo voltar?

O Orkut foi uma rede social que marcou época e até hoje causa nostalgia em seus antigos usuários. A plataforma revolucionou a maneira com que as pessoas interagiam online, integrando grupos, mensageiros e até jogos em um só lugar de uma forma bem social, onde tudo podia ser compartilhado.

publicidade

Tem a ver com a aquisição do Twitter?

A reativação do site principal da plataforma aconteceu apenas alguns dias depois que Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo e CEO da Tesla e SpaceX, adquiriu totalmente o Twitter, uma das redes sociais mais utilizadas hoje em dia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A aquisição tem gerado um rebuliço enorme levando alguns usuários da plataforma a temerem que a nova direção possa fazer mudanças que a descaracterizem.

Em meio a toda essa confusão, o fundador do Orkut reativou o site e deixou uma mensagem que mais parece ser uma crítica às principais redes sociais de hoje e a maneira como elas operam.

publicidade

Mensagem do fundador do Orkut

O engenheiro de software começa seu texto com críticas pesadas onde ressalta pontos positivos que fizeram a sua rede social ser bem aceita, mas que, fazem referência às preocupações que os internautas têm sobre as redes sociais dos dias de hoje.

Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos” disse ele na página do Orkut.

Seu destaque vai para todo o trabalho envolvido para tornar a plataforma o mais “real” possível sem permitir que a cultura da toxicidade tomasse conta dela, principalmente o discurso de ódio e desinformação. Segundo ele, as nossas “ferramentas online devem nos servir, não nos dividir”.

Além disso, ele destaca a importância que sua plataforma dava a conexão entre os usuários e que o Orkut não era apenas uma máquina de seguidores, algo superficial.

publicidade

Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas”, disse.

A reativação do site quer dizer que o Orkut vai voltar?

Infelizmente, a resposta para essa pergunta é um “não se sabe”. Apesar de ter sido fundada por Buyukkokten, a marca pertencia ao Google até a sua desativação.

Tudo que temos certeza é de que “algo” está a caminho. O próprio Buyukkokten confirmou seu envolvimento em um novo projeto ao final de seu texto quando disse: “é por isso que estou construindo algo novo”. 

Antes se pensava que a plataforma Hello seria o novo Orkut, mas devido à nova carta postada no Orkut e o fato de que a Hello foi desativada momentaneamente, é plausível supor que a novidade se trate de algo diferente.

Hello é desativada ao mesmo tempo (Imagem: Reprodução / Hello)

Os mais curiosos podem deixar seu e-mail em um dos dois sites, assim poderão receber de antemão notícias relacionadas a nova plataforma de Buyukkokten.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar