Os principais segredos revelados sobre como ganhar dinheiro no TikTok

Quer ganhar dinheiro na internet com redes sociais? Há apenas alguns anos, plataformas como o YouTube, Instagram e o Twitch eram as primeiras a vir à mente, principalmente se você é um criador de conteúdo, mas agora o TikTok pode ser a sua melhor aposta. Entenda como é fácil ganhar dinheiro no TikTok!

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ganhar dinheiro no TikTok
Aprenda algumas das principais formas de ganhar dinheiro no TikTok (Imagem: Amanda Vick on Unsplash)

O aplicativo voltado para publicação de vídeos curtos, da empresa chinesa ByteDance, virou uma febre total entre jovens, adultos e até crianças. No ano passado ele chegou a superar a Google, gigante dos anúncios, no número de acessos e hoje já ultrapassa os 1,5 bilhões de usuários.

Segredos de como ganhar dinheiro no TikTok

Toda essa movimentação faz da plataforma uma mina de ouro para criadores de conteúdo que tem à disposição várias ferramentas para monetizar o seu perfil.

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É claro que para isso é necessário conhecer a fundo o TikTok e seus segredos.

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As estratégias que geralmente funcionam bem em outras redes sociais, aqui são inúteis, e não só pelo formato que a rede social adota, o próprio algoritmo da plataforma trabalha de uma forma diferente de outros aplicativos semelhantes.

Confira abaixo alguns dos principais segredos do TikTok para se ganhar dinheiro na plataforma!

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1. Monetização de conteúdo

O TikTok é muito mais aberto quando se trata da monetização do conteúdo postado por seus usuários e essa é uma das principais vantagens da rede social sobre outras.

Um exemplo disso é o Marketplace, uma ferramenta que conecta usuários diretamente com marcas para colaborações. Outra ferramenta bastante útil são os “presentes” que permitem que você receba dinheiro do seu público durante lives.

2. Algoritmo e conteúdos virais

O algoritmo do TikTok é um dos maiores responsáveis pelo seu sucesso. Ficar por dentro das tendências dos últimos vídeos pode fazer seu alcance crescer exponencialmente.

O algoritmo se encarrega de entregar conteúdo julgado “relevante” para o maior número de pessoas possível.

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Isso pode fazer com que você facilmente quebre as barreiras do seu nicho e otimize seu número de visualizações. Algo bem complicado de se atingir em outras plataformas.

Também é uma boa notícia para pessoas com baixo número de seguidores, já que o algoritmo não leva esse dado em consideração.

O que significa que um vídeo de uma pessoa com 10 seguidores poderá ter o mesmo alcance de um vídeo parecido, feito por alguém com milhões.

3. Ganhar dinheiro no TikTok com patrocínio

Embora seja possível ganhar dinheiro na plataforma, uma das melhores fontes de renda para criadores de conteúdo são os patrocínios externos.

O engajamento no TikTok é muito maior do que em qualquer outra rede social que temos disponível hoje, ou pelo menos um dos maiores. Isso quer dizer que tem muito menos chance dos usuários pularem conteúdo postado no TikTok.

Levando isso em consideração, as marcas procuram influencers diretamente para divulgar seus produtos através de comerciais, já que tem certeza que esses comerciais chegarão às telas de milhares e até milhões possíveis clientes.

4. Divulgação de conteúdo em outras plataformas

Por fim, outro segredo para ganhar dinheiro com o TikTok é usar a plataforma para divulgar seu conteúdo em outras redes sociais que também tem sistema de monetização.

O algoritmo do TikTok é perfeito para isso, pelos motivos já explicados. Vários streamers já utilizam essa técnica e comentam que o número de visualizações no YouTube, por exemplo, cresceu bastante ao divulgar clipes de lives e vídeos no TikTok.

As visualizações acabam convertidas em dinheiro através da monetização do próprio YouTube. O mesmo pode ser feito com a Twitch.

Possibilidades infinitas para ganhar dinheiro no TikTok

Isso é só a ponta do iceberg. O TikTok não cresce só em número de usuários. A plataforma trabalha continuamente para trazer mais possibilidades de ganhos para seus usuários.

Um dos exemplos mais recentes é um teste que está acontecendo no Reino Unido, onde comerciantes estão criando lojas digitais dentro do TikTok.

Mais uma fonte de possibilidades de ganhos que vai ser amplamente explorada por empresas e criadores de conteúdo.

Um grande concorrente

Mesmo com menos usuários do que plataformas como Facebook (2,9 bilhões) e Instagram (2 bilhões), uma pesquisa feita pelo Data.ai, nos Estado Unidos, mostrou que o usuário médio do país gasta em média 29 horas por mês no TikTok, mais do que o Facebook e Instagram combinados (24 horas).

O TikTok também é a rede social com a maior taxa de crescimento do mercado, sua previsão de receita de US $12 bilhões para esse ano já coloca ela na frente do Twitter e Snap combinados.

Além disso, a ByteDance faturou em 2021 US $58 bilhões, enquanto o Meta, dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, teve um faturamento de só US $118 bilhões.

Pode parecer que o Meta saiu na frente, mas esses números representaram um crescimento de apenas 37% para a empresa de Mark Zuckerberg, enquanto a chinesa dona do TikTok cresceu 69% no mesmo período.

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