Pensando em fazer faculdade? Tente o Prouni e saiba os requisitos para fazer a sua inscrição

Está querendo começar uma faculdade? Fique de olho, pois as inscrições do Prouni já estão abertas para o segundo semestre de 2022. Fizemos um apanhado com as maiores dúvidas sobre pré-requisitos dos candidatos para tentar a vaga.

publicidade
Fique de olho nas datas de inscrição do Prouni. (Imagem: Pexels – Julia M Cameron)

Inscrições abertas, confira os requisitos

Você sabe o que é o Prouni?  É o Programa Universidade Para Todos (Prouni), com oferta de bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação nas universidades privadas.

Criado em 2004, o Prouni foi feito para pessoas que não fizeram uma graduação, mas querem estudar em uma universidade particular por um valor mais acessível. Pode ser o seu primeiro passo para mudar de carreira totalmente ou buscar novas oportunidades de emprego.

publicidade

Importante ressaltar que para conseguir o benefício, há alguns requisitos.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral (100%).

Para bolsa parcial (50%),  a renda mensal exigida é de até 3 salários mínimos.

Aqui vão outros requisitos, que tenha cursado:

publicidade
  • O ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • O ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

Pessoas com deficiência também se enquadram, além de professores da rede pública que queiram fazer cursos de licenciatura e pedagogia destinados aos magistérios da educação básica.

Um dos principais requisitos é que o estudante tenha feito uma das últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado no mínimo 450 pontos na média do exame, além de não ter zerado a redação.

Nota de corte, datas e documentação do Prouni

Outros três pontos importantes para tentar alcançar uma bolsa pelo Prouni são a nota de corte e planejamento com as datas – fique de olho e a organização dos documentos.

publicidade

Cada curso exige uma nota de corte diferente, por isso, fique atento à pontuação mínima exigida e observe quais foram as notas dos últimos três anos. Assim, você pode conseguir um panorama do que tentar.

Separe a documentação necessária, mesmo antes de a certeza da aprovação. Tenha em mãos tudo o que é exigido na hora de fazer a matrícula.

Já o planejamento vai te ajudar a realizar seu sonho de cursar uma faculdade com mais tranquilidade. As inscrições do Prouni, no segundo semestre de 2022, duram só até o dia 4 de agosto, quinta-feira, por isso é importante se organizar para ocorrer tudo como esperado. Boa sorte!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar