Plástico, lixo e armas nucleares: a interação humana com a Terra se tornará um marco

Leandro Kovacs

27 de dezembro de 2022

Não é surpresa para ninguém que o nosso poder de interação com a Terra (muitas vezes negativo) é tão importante que afeta tudo nela. Porém, isso está próximo de se tornar cientificamente verdadeiro do ponto de vista geológico. Os pesquisadores chamam de Antropoceno o período de “dominação” humana em volta do globo. Vamos tentar entender um pouco melhor a ideia dos cientistas sobre isso.

publicidade

Imagem: Elena Mozhvilo on Unsplash

Todos os estudos envolvendo as divisões de “idade” da Terra são classificados em eras. Por exemplo, a conhecida Era Jurássica tinha como característica principal o domínio dos répteis gigantes (Dinossauros) e, seguindo a mesma linha de raciocínio, o Antropoceno seria a Era Humana do planeta.

A classificação não necessariamente diz respeito apenas aos “habitantes” dominantes de uma época, condições climáticas também criam estes períodos. Para ficar mais claro, tivemos nossa última Era Glacial antes do atual período, com seu auge há 20 mil anos.

Resumindo, interações de espécies ou condições climáticas significativas são suficientes para determinar uma era geológica do Planeta Terra.

publicidade

A interação humana modifica todo o ambiente da Terra

Essa é uma síntese do pensamento dos pesquisadores do Grupo de Trabalho do Antropoceno. Segundo informações do New York Times, eles se manifestaram no último dia 17 e organizaram um painel para debater o tema e fazer suas afirmações.

O grupo reúne diversos pesquisadores e estudiosos que defendem a ideia da criação de uma nova era geológica, baseada em nosso período atual, com o domínio humano e todas as suas interações sociais e tecnológicas que afetam o ambiente de uma forma geral há tempos.

Antropoceno é a era de ação do homem na Terra (Imagem: Patrick Hendry/Unsplash)

Antropoceno é a era de ação do homem na Terra (Imagem: Patrick Hendry/Unsplash)

O Antropoceno ainda é uma classificação não oficial, mas está cada vez mais próxima de ser aceita por toda a comunidade científica. Oficialmente, ainda estamos na Era Holoceno, a que veio exatamente depois do término da última Era Glacial.

Por que definir uma nova era?

É imperativo que nossa evolução, principalmente após a criação das civilizações, sociedades, cidades e tecnologias, agridem ou afetam diretamente como a Terra se comporta.

A população humana cresceu exponencialmente nos últimos 150 anos e, como consequência, o aumento na criação de resíduos também. Fora outros comportamentos, o tipo de combustível que utilizamos, tecnologias para destruição como armas nucleares ou guerras biológicas, por exemplo.

Literalmente, impedimos que nosso planeta viva por si só, permitindo apenas que ele reaja ao nosso comportamento como espécie, seja ele mais ou menos nocivo.

Resíduos humanos de lixões afetam todo o ecossistema (Imagem: Mário Heller/Unsplash)

Resíduos humanos de lixões afetam todo o ecossistema (Imagem: Mário Heller/Unsplash)

Isso vem se agravando nas últimas décadas, por isso os cientistas defendem que adentramos gradualmente nessa nova era, o Antropoceno.

Eles sabem que esse tipo de mudança de classificação e definição de épocas é muito contestada, sempre envoltas em polêmicas. Porém, acreditam que nas últimas décadas, ficou claro como o comportamento humano pode causar danos ou mudanças irreversíveis nos processos da Terra como ambiente facilitador à vida. Mesmo sendo difícil definir uma data de início exata e precisa.

O que é o Antropoceno?

O Antropoceno, se traduzido literalmente, significa “a Era Humana”. É um termo geológico criado por Paul Crutzen e Eugene Stormer no ano 2000, sendo usado para descrever ou propor uma nova era geológica (marcando o fim do Holoceno e o início de uma era completamente nova).

Ela é marcada pela influência humana no Planeta Terra. Podemos pensar no Antropoceno como um meio geológico de descrever a mudança climática, mas não apenas a temperatura média da Terra. Nossa interação está mudando rapidamente também as rochas sob nossos pés devido aos dejetos e resíduos que geramos ou descartamos.

Quando os cientistas afirmam que começou?

Essa é outra questão polêmica, a influência humana no comportamento do planeta já começou há um bom tempo. Porém, a data exata é contestada por considerar pontos-chave diferentes.

Existem aqueles que defendem que seu início foi na Era Industrial, quando começamos a utilizar combustíveis que causam danos ao ambiente. A manipulação em larga escala de equipamentos geradores de dióxido de carbono e baixa tecnologia para eliminação desses resíduos já teria iniciado a grande agressão e modificação do planeta.

Outra vertente afirma ter sido por volta dos anos 50 do século passado. Nesta época, nós estávamos atravessando uma nova revolução industrial, um pós-guerra com a utilização de armas nucleares, seguidas de fontes energéticas também atômicas que deram início à manipulação e criação de novos dejetos cada vez mais perigosos para o planeta.

Alguns estudiosos defendem o início do Antropoceno na época da expansão nuclear (Imagem: Ilja Nedilko/Unsplash)

Alguns estudiosos defendem o início do Antropoceno na época da expansão nuclear (Imagem: Ilja Nedilko/Unsplash)

Quais são os impactos percebidos atualmente pelo Antropoceno?

Segundo os pesquisadores, esses impactos incluem mudanças climáticas antropogênicas, a perda de biodiversidade que leva à extinção em massa de vida com a presença de microplásticos (vindos de combustíveis fósseis) em ecossistemas terrestres e marinhos.

Nossos resíduos são responsáveis por destruir a vida marinha (Imagem: Soren Funk/Unsplash)

Nossos resíduos são responsáveis por destruir a vida marinha (Imagem: Soren Funk/Unsplash)

A evidência biológica e geofísica proposta para essas e outras características do Antropoceno incluem o aumento das temperaturas médias globais e das concentrações de dióxido de carbono, o aumento do nível do mar e a acidificação (alteração de PH) dos oceanos.

Com informação: Anthroencyclopedia, NatGeo, National History Museum, Perlego.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.