Por que o Google Chrome usa muita memória?

Já é um fato que o Google Chrome usa muita memória do seu computador. Tanto que já é uma piada entre internautas quanto ao navegador “comer” sua memória RAM. Mas é um fato real ou um mito a ser esclarecido? O navegador mais utilizado no planeta realmente consome tanta memória RAM? 

publicidade
Por que o Google Chrome usa muita memória?
Imagem: Firmbee | Unsplash

Por que o Google Chrome usa muita memória?

Respondendo a pergunta se é real ou mito: é verdade. Para funcionar direito, o navegador puxa muita memória e nem todos os computadores aguentam. 

Os motivos de seu uso podem ter diversas causas:

publicidade

Abas Soltas: prós e contras

Para que o travamento de uma aba não trave todas as abas abertas no navegador, o Chrome possui uma função automática única. Se uma música que estiver ouvindo no YouTube Premium, por exemplo, travar enquanto você está fazendo um post em uma rede social em outra aba, somente a aba do vídeo irá parar de funcionar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para que tal maravilha aconteça, é necessária justamente muita memória RAM. E quanto mais abas abertas, mais memória é utilizada, pois cada aba irá pré-carregar plugins e extensões que tenham instalados no navegador (além das páginas abertas em um carregamento rápido que, em tese, é para deixar a navegação mais rápida e tranquila de se utilizar).

Quando você fecha determinada aba após utilizá-la, automaticamente seu computador recebe a dose de memória RAM que estava sendo utilizada por ela. 

publicidade

Extensões também são grandes culpadas

As extensões fornecem aos navegadores funções e recursos extras que podem ser para melhorar nossa privacidade, atalhos para os serviços do Google e para abrir documentos direto no navegador (como .pdf),entre tantas outras. 

Por que o Google Chrome usa muita memória?
Imagem: PrintScreen da tela do navegador

O Google Docs, pacote office online e gratuito do Google, nos permite abrir e editar documentos direto no navegador – como se fosse um aplicativo separado (mas não é). Com isso, o preço para sua memória é alto.

Ao abrir o Chrome, todas as extensões e plugins instalados são carregados na memória em segundo plano. Como precisam de atualizações, logins e conexões com outros sites, até que tudo esteja carregado, seu navegador sofrerá travamentos na hora de utilizá-lo.

publicidade

Então, se o seu navegador está lento e o Gerenciador de Tarefas mostra um alto consumo de memória, a primeira coisa a fazer é verificar as extensões instaladas no mesmo. 

Como acessar as extensões do Google Chrome?

Para acessar as extensões, basta digitar na barra de endereços “chrome://extensions/” e verificar todas que estão instaladas.

As extensões que você não utiliza devem ser removidas. As que usa raramente, mas deseja manter, podem apenas ser desativadas (quando precisar, só voltar nessa aba e ativá-las). 

Desse modo, elas não serão mais inicializadas ao abrir o navegador e o consumo de memória RAM irá cair consideravelmente.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar