Precisando de mais segurança nas mensagens? Então saiba como enviar um e-mail anônimo

É possível enviar uma mensagem anônima para situações onde o usuário acredita que esta sendo hackeado ou monitorado de modo a preservar sua integridade física e digital. Vamos entender como enviar um e-mail anônimo, quais são os passos mais seguros para isso.

publicidade
(Imagem: Tezos/Unsplash)

Protegendo sua identidade ao enviar um e-mail anônimo

Enviar um e-mail, atualmente, pode não ser uma das maneiras mais seguras de se comunicar. Além do endereço do remetente, o correio eletrônico tem muito mais dados de identificação. 

Ao observarmos o cabeçalho de e-mail completo, diversas informações estarão disponíveis, inclusive sobre roteamento. Dados suficientes para identificar o usuário e causar vários problemas.

publicidade

Não existe solução pronta, a melhor forma de manter o seu sigilo é combinando diversos fatores que melhoram a privacidade das mensagens.

Enviar um e-mail sigiloso é, basicamente, ocultar o endereço IP real e usar um provedor de serviços mais seguro. As plataformas populares como Google ou Yahoo são simples de usar e armazenar conteúdo, mas estão distantes em questões de privacidade.

Crie uma conta de e-mail anônimo e criptografado

Alguns servidores de correspondência eletrônica fornecem especialmente esse tipo de proteção, procure-os e crie uma conta.

A criptografia cobre os e-mails, a caixa de entrada e lista de contatos. Ninguém que esteja monitorando o tráfego poderá ler os conteúdos das mensagens, incluindo até mesmo o provedor de serviços — alguns casos.

publicidade

Alguns exemplos estão entre os mais seguros, porém cada um com sua característica específica:

  • ProtonMail: melhor em segurança geral;
  • Tutanota: melhor em anonimato de usuário;
  • StartMail: entre os mais seguros é o mais fácil de usar;
  • Guerrilla Mail: melhor para criar e-mails temporários, forte contra spam.

Use e-mails do tipo “burn”

No melhor estilo “Missão Impossível”, esse tipo de servidor oferece a criação de e-mails temporários com todos os dados sendo apagados após um período determinado de tempo, e enviam mensagens sem registro. 

A melhor forma de aplicar é para envio de mensagens onde a conta não será reutilizada futuramente. O AnonymouseMail é o melhor e mais fácil nesse aspecto, mas para enviar quantidades ilimitadas é necessário assinar o Premium.

publicidade

Oculte o seu IP

Qualquer método usado para enviar um e-mail anônimo, ainda pode deixar visível o seu IP. Para ocultar o endereço IP, deve-se usar um navegador de camadas Tor ou com uma VPN ativada.

A VPN criptografará sua conexão e a encaminhará através de um servidor intermediário, ocultando seu endereço de IP real. 

O Tor passará sua conexão através de vários nódulos de rede (camadas), tornando-o sem rastros. Esses são os melhores métodos para prevenir a identificação de um e-mail.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar