Prepare-se: YouTube vai implementar nome de usuário com “arroba” para todo mundo

Hugo Cruz

11 de outubro de 2022

O YouTube anunciou na última segunda-feira, dia 10 de outubro, que vai implementar um recurso já existente em praticamente todas as outras redes sociais do mundo, o nome de usuário arroba, que será disponibilizado para todos os usuários da plataforma. Esse é um dos recursos mais pedidos pelos usuários.

publicidade
YouTube vai implementar nome de usuário “arroba” para todo mundo

YouTube vai implementar nome de usuário “arroba” para todo mundo – Imagem: reprodução / YouTube

Nome de usuário “arroba” vai funcionar em toda a aplicação

Segundo a empresa, a medida vai ajudar a facilitar o compartilhamento e identificação de contas e vídeos na plataforma, assim fica mais fácil fazer menções em descrições e comentários, como já é possível fazer em outras redes sociais.

…uma nova maneira de as pessoas encontrarem e interagirem facilmente com criadores de conteúdo e entre si no YouTube. Cada canal terá um identificador único, tornando mais fácil para os fãs descobrirem conteúdo e interagirem com os criadores que amam”, diz a empresa em seu blog.

Segundo o anúncio, os novos identificadores deverão funcionar em todas as páginas do YouTube, desde os canais até o YouTube Shorts, o que, pelo menos na teoria, deve ajudar a diminuir o número de canais se fazendo passar por outros, um problema muito grave na plataforma de vídeos.

publicidade

Queremos garantir que os criadores possam criar uma identidade tão única quanto seu conteúdo, ao mesmo tempo em que damos aos espectadores a confiança de que estão interagindo com seus criadores favoritos”, continua.

Como os identificadores vão funcionar?

Segundo o post, ao criar um identificador, ou em inglês “handle”, o criador receberá em conjunto um endereço URL que combina com o nome de usuário. Por exemplo,  ao escolher usuário como identificador, o link completo do seu canal seria youtube.com/@usuário, parecido com o que acontece em outras redes sociais.

Dessa forma, fica fácil redirecionar usuários para a página específica de um criador, muito diferente do método atual, onde pesquisar por uma pessoa na plataforma pode resultar em milhares de canais com um nome parecido.

Imagem: reprodução / YouTube

Adicionalmente, canais que já tem um link personalizado não precisam se preocupar em alterar seus links. A empresa garantiu que esses links vão ser alterados automaticamente para os links correspondentes no novo formato.

Quando o recurso vai chegar?

Segundo o YouTube, os identificadores devem começar a aparecer em algum momento nessas próximas semanas, de forma gradual. Os usuários também serão notificados à medida que tiverem o recurso disponibilizado em suas contas.

A liberação do recurso vai acontecer levando diversos fatores em consideração, incluindo a presença do canal no YouTube, número de inscritos, e atividade. Dessa forma, os canais com mais presença na plataforma terão prioridade na escolha do nome de usuário.

Como pessoas com URLs personalizadas já tem um nome de usuário arroba garantido, eles poderão trocar esses nomes assim que receberem a notificação da atualização.

Fontes: YouTube

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.