Processador Intel ou Ryzen: qual é o melhor? Comparamos!

Redação Bitmag

11 de abril de 2023

As tecnologias sempre vão avançando com o passar dos anos e as características das marcas mudam. Quando falamos de processadores, temos duas marcas em mente, a Intel e a AMD como líderes no segmento. Apesar de toda a evolução, a dúvida que persiste é: processador Intel ou Ryzen, qual é o melhor de uma forma geral?

publicidade
processador intel ou ryzen

(Imagem: Bruno /Germany via Pixabay)

Para que serve um processador?

Se formos falar dos pontos mais simples, ele transforma todos os dados, informações e sinais úteis, assim como o caminho contrário, para os demais compartimento dos PCs, executando tarefas, indicando o que deve ser apresentado em tela, conectando informações. Ficou mais conhecido pela CPU, que é o “grande cérebro” de um computador.

Agora, tecnicamente falando, o processador é um circuito eletrônico integrado que executa os cálculos para que o computador possa trabalhar. Ele executa instruções lógicas e aritméticas, de entrada/saída e demais instruções básicas para o bom funcionamento do sistema operacional.

Estamos nós diretamente conectados com o processador, tudo que inserimos nele, como informações externas via teclado, mouse e comandos específicos, pretende o processamento de informações. O processador é quem entende a conexão do computador com outras fontes, que pode ser desde um ser humano ou outro sistema.

publicidade

Processador Intel ou Ryzen: as duas gigantes

Intel

Imagem: Terabyteshop

A Intel é a marca mais famosa na produção de processadores para PCs. Desde os primeiros computadores já dava as caras no mercado e, antes, nadava sozinha de braçada. Com o passar o tempo surgiu uma concorrente a altura, a AMD. Porém, sua marca já era sinônimo de qualidade na cabeça dos mais apaixonados por tecnologia. Atualmente, trabalha com 4 linhas de processadores: os i3 (entrada), i5 (intermediários), i7 (alto desempenho), i9 (topo de linha).

Ryzen

Ryzen é uma linha de processadores da AMD, seu nome ficou conhecido por apresentar a qualidade bem próxima aos da concorrente Intel, mas solucionando problemas que antes eram encontrados facilmente nos seus processadores anteriores. Sempre foi destaque por tentar mesclar a qualidade do produto e a relação de baixo custo, se comparado com a Intel, por muitos anos teve adeptos apenas por essa questão.

Processador Intel ou Ryzen: qual é o melhor?

Hoje, estamos em uma das fases mais competitivas entre as marcas, que possuem diversas linhas com a qualidade muito semelhante entre elas. Os detalhes que definem quem está na liderança são bem específicos e muito difíceis para um leigo diferenciar. Um problema da AMD que era encontrado com certa frequência nos modelos anteriores ao Ryzen era o superaquecimento. Atualmente, isso já não aparece com relevância, e ambos ficam muito próximos em temperatura e consumo de energia para seu pleno funcionamento.

Jogos

Nos modelos atuais, diversos fóruns e especialistas indicam os processadores Ryzen se o seu objetivo for simplesmente rodar os mais diversos games em qualidade máxima. Obviamente isso não depende somente de processador, mas do conjunto com a memória RAM e a placa de vídeo. Porém, quando montado o setup, os resultados tem se mostrado superiores quando utilizados os processadores Ryzen da AMD.

Multitarefas

Quando estamos falando em multitarefas, de qualquer forma, ambos vão te atender bem. Não dá para definir nesse quesito qual marca é melhor, a cada geração nova é preciso fazer a comparação. O resultado será sempre definido bem no detalhe, pois no aspecto citado, tanto a Intel quando os Ryzen da AMD estão em constante evolução. A briga é muito acirrada entre as empresas para não perder nenhuma fatia de mercado para a outra. No fim de tudo, o que mais vai importar para sua tomada de decisão é o próximo tópico.

Custo-benefício

A vantagem que a AMD traz de outros processadores com certeza teve continuidade com a linha Ryzen. Os preços dos modelos são bem mais em conta. Para aqueles que procuram uma boa relação de custo-benefício, a AMD pode fornecer opções interessantes para diversos objetivos sem deixar nada a desejar no quesito desempenho. Portanto, a maior decisão que você deve tomar antes de pensar em qual processador Intel ou Ryzen é melhor é seu orçamento. Quanto você tem disponível para investir no processador para construir o seu setup ideal, obviamente considerando o objetivo final do PC.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Redação Bitmag
Escrito por

Redação Bitmag