Profissionais de TI podem substituir planilhas por um novo software; saiba qual é

O gerenciamento de tarefas vinculadas aos profissionais de TI, tecnologia da informação, normalmente depende de duas alternativas em especial. Uma é a criação de planilhas e a outra é a seleção de um software de gestão. Embora as planilhas sejam facilmente dominadas por estes profissionais, elas não costumam ser bem recebidas. 

publicidade
Profissionais de TI podem substituir planilhas por um novo software; saiba qual é
Profissionais de TI podem substituir planilhas por um novo software; saiba qual é. (Imagem: Freepik)

Aclamadas por uns e rejeitadas por outros, o fato é que as planilhas são necessárias no rastreamento de ativos de TI em uma empresa. De certa forma, essa dependência não é totalmente negativa na hipótese das empresas que possuem dispositivos de gerenciamento combinados a poucos usuários para atender.

No entanto, o trabalho com planilhas pode se tornar um caos com facilidade. Sem contar que não é tão abrangente quanto uma ferramenta de gerenciamento. 

publicidade

Nos últimos anos, a adoção de gestão de ativos de TI apresentou um crescimento drástico se tratando de popularidade após as empresas observarem a viabilidade em questões financeiras para evitar gastos desnecessários, vantagens operacionais na otimização de processos, regulatórios para contribuir com a conformidade, e de segurança para manter os ativos seguros e atualizados. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 Entenda a fundo como funciona a gestão de ativos e como se beneficiar dela.

Software de gestão de ativos para profissionais de TI

O software de gestão de ativos direcionado aos profissionais de TI consiste em uma ferramenta capaz de rastrear ativos, embora na prática, as funcionalidades vão muito além. Ele auxilia no gerenciamento e controle de todos os aspectos do ambiente de IT, desde licenças e conformidades, até contratos e renovações.

publicidade

Com o uso de uma ferramenta ITAM, é possível obter uma visão geral e  clara da infraestrutura de TI, visualizar a localização dos ativos, em quais condições estão e como estão sendo utilizados. Além disso, os profissionais de TI também conseguem acompanhar o uso da licença e assegurar que esteja sempre em regularidade. 

No geral, a gestão de ativos de TI se assemelha à manutenção de ativos de empresa limpos, organizados, eficientes e seguros. Estes são alguns exemplos de tarefas que podem exceder o uso de uma planilha.

Vantagens do software de gestão de ativos para profissionais de TI

Em tese, a gestão de ativos pelos profissionais de TI consiste na manutenção do controle daquilo que você tem. Assim, é possível garantir que os ativos sejam sempre usados adequadamente tirando o máximo de proveito deles. Tendo isso em mente, as planilhas serão facilmente esquecidas. 

Quando se trata de gerenciar os ativos de TI de uma empresa, é crucial ter as melhores ferramentas à mão para evitar custos desnecessários e riscos de segurança. Você precisa de um sistema que o alerte quando os dispositivos devem ser descarregados, as licenças estão prestes a expirar ou o software precisa ser atualizado.

publicidade

O software de gestão de ativos de TI abrange todos os pontos cruciais, e é por isso que se tornou um aliado de grandes e pequenas empresas no mundo inteiro. Portanto, se você ainda utiliza uma planilha para gerenciar seus ativos de TI, é hora de realizar a mudança. Sua empresa merece a melhor solução de gerenciamento de ativos.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar