Qualcomm e Apple levam a famosa concorrência de chips mobile para os PCs

A Apple demonstrou que as CPUs que alimentam seus iPhones também conseguem entregar um ótimo desempenho no portfólio Mac da empresa, e deu um passo adiante com o lançamento de seu chip M2 de segunda geração, que impulsiona o MacBook Air recém-projetado na Worldwide Developers Conference

publicidade
Qualcomm vs Apple
Qualcomm vai disputar com a Apple na produção de processadores (Imagem: Reprodução / Qualcomm)

Briga entre Qualcomm e Apple

Agora, parece que mais competição nesse segmento surgirá e o termo “Qualcomm vs Apple” pode ser algo que veremos muito daqui para frente. Isso porque a empresa está trabalhando em um chipset baseado em dispositivos móveis de última geração para laptops de alto desempenho.

Pelo menos é o que pode ser retirado da fala de Cristiano Amon, o CEO da Qualcomm, quando disse em entrevista:

publicidade

“Nosso objetivo é ter liderança de desempenho em PC na CPU.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qualcomm quer entrar no mercado de processadores para laptops

A Qualcomm, conhecida por criar CPUs para smartphones de última geração, como a linha Samsung Galaxy S22, tem uma história de fornecimento de processadores baseados em dispositivos móveis. Inclusive os usados em laptops, com mais tempo de mercado que a própria Apple. Basta vermos o exemplo do Surface Pro X da Microsoft, lançado cerca de um ano antes dos primeiros PCs M1.

As apostas da empresa parecem recair sobre os chips desenvolvidos pela recém-adquirida Nuvia, especializada em chips de alto desempenho baseados na arquitetura Arm, usada em tudo, de smartphones à iPads.

Cristiano Amon afirma que os chips Nuvia se diferenciam dos atuais processadores Snapdragon da Qualcomm, e se concentram em computação de alto-desempenho para alimentar CPUs, GPUs e processamento neural para inteligência artificial.

publicidade

Nuvia

A Nuvia é uma startup fundada por Manu Gulat, John Bruno e Gerard Williams — o último sendo o líder do projeto responsável pela criação dos processadores da série “A” da Apple, presentes no iPhone X (A11 Bionic). Ao que parece, o trio deixou a Apple em 2019 para depois montar sua própria empresa, que a Qualcomm adquiriu em 2021.

Qualcomm vs Apple: vazamento mostra detalhes do possível competidor

A história mal saiu nos noticiários e já existem até vazamentos do novo chipset da Qualcomm. A informação veio através do leaker Ming-Chi Kuo, que divulgou em seu Twitter os possíveis detalhes do chipset da empresa que supostamente terá um desempenho maior do que o Apple M2.

O codinome do primeiro chip da Qualcomm a competir com a Apple Silicon é Hamoa, que é fabricado em 4nm (vs. M2’s N5P/5nm) e será produzido em massa no 3Q23. Antes de desafiar a Apple, a Qualcomm deve convencer as marcas de PCs a usar seu chip em vez de chips x86.

O único problema é que esses chips muito rápidos só deverão aparecer no final do ano que vem, dando à Apple mais de um ano para lançar sua nova linha de processadores, que poderão ser ainda mais rápidos e eficientes do que os atuais.

publicidade

E aí? Quem vai ganhar esta briga? Comente aí se você acha que a Qualcomm tem alguma chance de bater de frente com a Apple!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar